Scouting: Keita, “il baby fenomeno” da Lázio

Dispensado da formação do Barcelona devido a uma "partida" feita a um colega, o jovem extremo esquerdo está a começar a dar cartas em Itália e a despertar o interesse dos grandes clubes.

(foto: A. Staccioli)
(foto: A. Staccioli)

Com apenas 19 anos e nascido em Espanha – possui também nacionalidade senegalesa -, Keita é umas das mais recentes sensações a despertar em Itália. Com cinco golos e duas assistências na época 2013/2014pela equipa principal, este é já um valor bastante disputado pelos principais “tubarões” europeus.

Verticalidade e técnica

Jogador muito rápido e de técnica apurada, Keita Baldé é um dos nomes a decorar para os que gostam de jovens promessas prestes a explodir. Formado no FC Barcelona, após uma partida que fez a um colega, num torneio, foi dispensado para o Cornellá, clube onde marcou 47 golos numa época. Foi então que apareceu a Lázio, que de forma rápida o integrou na sua equipa Primavera.

Apesar de jogar como extremo-esquerdo e de ser muito bom no 1vs1, devido à sua excelente técnica de drible e condução de bola, Keita consegue ter a capacidade de jogar para o colectivo. Regista cerca de 1,5 passes para ocasião por jogo e, considerando que é apenas um jovem de 19 anos, ter este acerto e capacidade de tomada de decisão é assinalável. A sua eficácia de passe ronda também os 82,9%, com um total de 31,4 passes por jogo.

Sendo um jogador razoavelmente alto e muito rápido, este é também um elemento com óptima fisionomia para aparecer na área a finalizar – qualquer treinador hoje em dia gosta de ter pelo menos três soluções na grande área e Baldé pode fazer a diferença também neste aspecto.

Na ala esquerda este jovem talento cruza com muita qualidade e, graças à sua excelente velocidade e finta, consegue muitas vezes tirar dois e três jogadores adversários da frente de forma a ganhar a linha de fundo e depois flectir para dentro.

http://youtu.be/3n9eHF0uTWU

Estabilização

Apesar de todo o potencial e qualidade demonstrada, nesta época de 2014/2015 Keita tem apenas conseguido fazer alguns jogos na Taça de Itália. Uma regularidade maior no seu clube actual será fulcral esta época, se Keita quiser atingir um patamar de topo no futebol europeu num futuro próximo.

Melhorar aspectos como a eficácia de remate, de 66%, e de apenas 10% de aproveitamento em golo, ou até o número de faltas que faz, cerca de 2,3 por jogo, será premente na sua evolução. Por ter 1,81m de altura, precisa de melhorar um pouco mais nos duelos aéreos.

Um empréstimo a um clube de qualidade inferior da Serie A seria com toda a certeza benéfico para este jovem ganhar rodagem e maturar mais o seu jogo e mentalidade. Veremos até onde chega este talento espanhol com potencial tremendo.

Nome: Keita Baldé
Clube: Lazio  (Itália)
Nacionalidade: Espanhola/Senegalesa
Nascimento: 1995-03-08 (19 anos)
Posição: Extremo-esquerdo
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,81m
Peso: 74 kg
Valor de mercado: 6-8M€
Contrato até: Junho, 2018

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)