Scouting: Luciano Vietto, coqueluche do “submarino”

-

Luciano Vietto é um avançado de 21 anos que actua nos espanhóis do Villarreal, tem nacionalidade argentina, mas também italiana e é actualmente internacional Sub-20 pelo país das Pampas.

INTELIGÊNCIA E TÉCNICA

Em 2014/15 Vietto leva já 11 golos e duas assistências num total de 22 jogos no campeonato espanhol, número bastante bom, visto que é apenas a sua primeira época no Villarreal.

É um avançado muito móvel, ideal para jogar num sistema de 4X4X2, tem uma rapidez e técnica de execução muito acima da média e é também um atacante que tenta muitas vezes o remate, tendo uma eficácia de 39,1%. Trata-se de um jogador que gosta também de se envolver bastante na dinâmica da equipa na fase ofensiva, foge muito à marcação e tende a fazer diversas diagonais atrás de um ponta-de-lança mais fixo. Faz cerca de 20,2 passes por jogo e perde a bola apenas por 3,2 vezes, número bastante positivo.

Luciano tem no campeonato espanhol uma montra muito boa para se mostrar, pois o Villarreal é um habitué em termos de scouting no mercado sul-americano, tendo Vietto custado cerca de 8,4 milhões de euros. Pelo que tem demonstrado, este jovem irá garantir um retorno financeiro bastante superior ao que foi o seu preço de compra.

A MELHORAR

Para avançado está ainda numa idade com um potencial de progressão enorme a nível das suas características técnico-tácticas, mas pode melhorar em aspectos como o passe para ocasião, onde efectua cerca de 0,7 por jogo, e sendo que joga mais como segundo avançado, este valor é bastante fraco.

http://youtu.be/Dk-HXGvOaSY

Tem apenas 1,73m e, portanto não é de todo um jogador forte fisicamente. Destaca-se neste capítulo apenas devido à sua excelente velocidade reactiva. É de referir que Vietto ganha apenas cerca de 20% dos seus duelos aéreos.

Os clubes de topo europeus têm estado de olho neste talento, que estando ainda na sua primeira experiência europeia, tem desde já deixado óptimas indicações. É mais uma pérola a sair do viveiro argentino.

Nome: Luciano Vietto
Clube: Villarreal
Nacionalidade: Argentina/Italiana
Nascimento: 1993-12-05 (21 anos)
Posição: Segundo-avançado
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,73m
Peso: 65 kg
Valor de mercado:12-15M euros
Contrato até: 30/06/2019

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que apostem em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR