Numa altura em que a importância dos médios com capacidade ofensiva, mas também defensiva, é cada vez maior no futebol internacional, um jovem jogador alemão, de origem síria, chamou a atenção do Scouting GoalPoint pela capacidade que tem a construir jogo, a rematar, mas também a auxiliar nas acções defensivas da sua equipa. Trata-se de Mahmoud Dahoud, tem 20 anos e está a dar cartas no Borussia Monchengladbach.
Dahoud joga preferencialmente como médio-centro (vulgo box-to-box, ou “8”), mas pode igualmente actuar como médio-ofensivo, em qualquer um dos três corredores. Fez esta época 25 jogos na Liga alemã, marcou quatro golos e somou cinco assistências, no momento em que o analisamos. Apesar de ter nascido na Síria, desde muito cedo começou a jogar pelas selecções jovens da Alemanha, sendo actualmente internacional Sub-20 pela “mannschaft”.
“The next big thing” germânica
Dahoud é um médio completo. Apesar de fisicamente – e no próprio estilo – fazer lembrar Mezut Özil, esta promessa do Gladbach é mais um “8” que um “10”. Consegue, portanto, ser igualmente competente nas duas fases do jogo, ajudando na construção e também na recuperação de bola. Tem uma técnica muito acima da média, sendo um criativo com um drible muito elegante e desorientador. No passe curto e longo tem duas excelentes armas que usa com muita eficácia e, sobretudo, critério.
Defensivamente é um jogador que, apesar de algo franzino, é agressivo e determinado nos duelos, tem relativa capacidade de recuperação de bola e pode ser uma mais-valia também nas transições e momento defensivo do jogo. Ainda assim, esse voluntarismo defensivo terá de melhorar um pouco se quiser estabelecer-se, por exemplo, como um “8” e menos como um “10”. Dahoud ganha apenas 36% dos duelos individuais que disputa, nomeadamente 25% de desarmes, pelo que há ainda margem de progressão neste particular. Mas trata-se de um jovem de 20 anos que já está a cimentar o seu futebol ao mais alto nível, pelo que o céu é o limite.
Gestão do potencial
Dahoud tem feito um percurso estável e calmo no Borussia Monchengladbach, não queimando etapas. Até agora foi feita uma excelente gestão do potencial deste talento em ebulição. Tem sido titular na sua equipa e o seu treinador confia nele para pensar todo o jogo ofensivo.
Com mais uma a duas épocas nos alemães, Dahoud pode vir a ser a próxima “jóia da coroa germânica”, impondo-se igualmente na selecção principal de Joachim Low.
Nome: Mahmoud Dahoud
Clube: Borussia Monchengladbach
Nacionalidade: Alemã/Síria
Nascimento: 1996-01-01 (20 anos)
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,77m
Peso: 70 kg
Valor de mercado: 2,5 milhões de euros
Contrato até: 30/06/2018
Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto que aposte em jovens.
* Recomendação GoalPoint
A recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.
Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)