O jovem atacante brasileiro Malcom, que despertou interesse do SC Braga, segundo noticia a imprensa portuguesa, é considerado a principal jóia das categorias de base do Corinthians desde o surgimento de Willian, actualmente nos ingleses do Chelsea.

Rápido e habilidoso, o canhoto Malcom joga pelas alas, principalmente pelo lado direito. Com apenas 18 anos já actuou pela equipa principal do Corinthians em 45 jogos oficias e marcou seis golos. Possui também no currículo a medalha de vice-campeão do Mundial de Sub-20 pela selecção brasileira, disputado em Junho deste ano, na Nova Zelândia.

No Corinthians, Malcom surgiu no começo de 2014, aos 16 anos, nos Sub-20. No mesmo ano, já com 17, subiu ao plantel profissional, virou titular e marcou seu primeiro golo.

RECUPERANDO O ESPAÇO

Este ano, Malcom perdeu espaço com a chegada do novo treinador, mas foi recuperando e voltou ao time titular, principalmente após a participação no Mundial. No último fim-de-semana foi autor do golo que deu a vitória ao Corinthians contra o Atlético-MG, líder do Campeonato Brasileiro, resultado que deixou equipa na vice-liderança da competição com os mesmos pontos do rival.

Malcom gosta de pegar a bola, partir para cima dos defesas e aplicar o seu drible. Por jogar no Corinthians, clube de uma claque apaixonada que conta com 33 milhões de adeptos, está já acostumado à pressão vinda das arquibancadas.

Discreto, nunca se envolveu em polémicas dentro de campo, já fora dele contabiliza uma. Recentemente, foi acusado de ter comprado a carta de condução, facto que o próprio nega. Trata-se de um jovem, uma promessa do futebol brasileiro que tem tudo para dar certo na Europa.

E O NOME?

Em relação ao seu nome, que entra para o hall de nomes estranhos de jogadores brasileiros, é uma homenagem ao líder negro norte-americano, Malcolm-X. A ideia foi do pai.

BRAGA NO ENCALÇO

A imprensa deu conta, nas últimas semanas, da possibilidade de Malcom ingressar no SC Braga, com o apoio de Jorge Mendes. O rumor acaba por fazer sentido, tendo em conta os exemplos recentes de parceria entre o empresário português e o clube bracarense, com Danilo Silva como exemplo mais evidente dos proveitos desportivos e financeiros que este “consórcio” representa para ambas as partes.

Apesar da tenra idade Malcom tem o passe avaliado em cerca de seis milhões de euros, o que faz dele, caso chegue ao futebol português, um nome a ter em conta, juntando-se a Alef, Crislan e Rodrigo Pinho, apostas “guerreiras” para a próxima época, oriundas do Brasil.

Nome: Malcom Filipe Silva de Oliveira
Nacionalidade: Brasileira
Idade: 18 anos
Altura: 1,71m
Peso: 65kg
Posição: Segundo avançado, extremo direito/esquerdo
Clube: Corinthians
Valor de mercado: 6 milhões de euros
Contrato até: 31.12.2019