Scouting: Prince Gouano, realeza na defesa vila-condense

O Scouting GoalPoint dedica atenção a um jovem central que tem surpreendido e muito, com exibições boas e seguras.

Prince pretende relançar
Aos 20 anos Prince já correu jogou em Itália, Holanda e agora Portugal (foto: LP)

Prince Gouano tem 20 anos e joga como defesa-central no Rio Ave. Nasceu em Paris, mas possui também a nacionalidade costa-marfinense. Foi formado na mítica escola francesa do Le Havre de onde foi descoberto pela rede de scouting da Juventus. De seguida esteve por empréstimo em alguns clubes italianos, assim como no RKC Waalwijk da principal Liga holandesa e acaba agora em Vila do Conde por empréstimo da Atalanta. Um jogador que transmite classe e recorte em cada lance, um Prince que bem parece ser herdeiro ao trono.

Defesa com requinte

Este jovem tem sido sempre titular no eixo da defesa da equipa de Pedro Martins. Com uma calma enorme em cada lance mas com a agressividade sempre na medida, Prince tem-se revelado uma das boas surpresas na Primeira Liga portuguesa.

É um central que nesta época já fez cinco jogos, e com uma média de passes certos a rondar os 85%, este é um defesa que sabe sair a jogar com bola controlada. Tenta também muitas vezes, na fase de construção baixa, transportar a bola e subir no terreno, de modo a criar superioridade numérica e passar de imediato para o meio-campo ofensivo da sua equipa, com cerca de 70% destes passes a terem sucesso.

Sendo evoluído tecnicamente e é um jogador que consegue dar uma solução ao seu treinador também no momento ofensivo da equipa. Mesmo quando corta a bola a um adversário, Prince tenta fazer o desarme de forma limpa para ficar com a posse da bola e sair rápido na transição ofensiva.

A nível defensivo é um jogador muito forte fisicamente e sobretudo é muito rápido, que raramente é ultrapassado por outro jogador. Fez até à data oito intercepções, não cometeu erros conduzissem a golos de adversários, e perdeu a posse da bola apenas 17 vezes nestes cinco encontros.

Alguns lances de Prince, aquando da sua passagem pela Holanda, envergando o número “12” do RKC

Grande potencial

Com 20 anos de idade Prince Gouano é dos jogadores com mais potencial a jogar naquela posição recuada da Primeira Liga. Tem cerca de 1,86 metros de altura, o que lhe dá uma boa estampa física para os choques físicos com os avançados adversários. Contudo este jogador tem de melhorar substancialmente o seu jogo aéreo, em 13 lances deste tipo ganhou apenas sete.

Com o desempenho que está a realizar ao serviço do Rio Ave tem a oportunidade ideal para ganhar minutos e evoluir mais as suas características técnico-tácticas. Ganhou em Itália as bases de um defesa sólido que, porém, consegue ter uma incomum classe com a bola em posse.

Os clubes grandes portugueses podem ter neste jovem francês um jogador em ter em conta para o futuro imediato, é sem dúvida um atleta com um potencial tremendo e com capacidade para ainda ter três ou quatro épocas de melhoramento constante das suas capacidades.

Sendo que aparenta também ser um jogador estável e equilibrado a nível mental, pode muito bem ser trabalhado para integrar uma dinâmica de equipa de topo que dispute os jogos com outro ritmo.Nome: Prince Ogouano

Clube: Rio Ave FC
Nacionalidade: Francesa/costa marfinense
Nascimento: 1993-12-24 (20 anos)
Posição: Defesa-central
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,86m
Peso: 79 kg
Valor de mercado: 400 a 750 mil €
Contrato: Junho, 2015 (empréstimo Atalanta)
Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto, com uma estratégia de aposta sustentada em jogadores jovens

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – Equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – Equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga das principais Ligas europeias
Segmento baixo – Equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)