Scouting: Renato Sanches, um modelo de médio

-

Renato Sanches (SL Benfica)

Renato Sanches é um jovem de apenas 17 anos, ainda júnior de primeiro ano, mas que actua já pelo Benfica B, na segunda Liga portuguesa. Tem 13 jogos realizados pela equipa secundária “encarnada” e actua também ainda pelos juniores, onde se destaca de imediato.

PERFEITA DEFINIÇÃO DE UM “BOX-TO-BOX”

Trata-se de um internacional Sub-19 por Portugal, mas é um habitué nos escalões jovens das selecções desde os Sub-15.

Pode jogar como “8”, como “10” ou até como “6”, porém assume o protagonismo em campo realmente quando joga como médio “box-to-box” (como “8”).

É um jogador de apenas 1,73m, mas que ainda assim tem uma excelente fisionomia para actuar no meio-campo, pois aguenta muito bem o choque nos duelos físicos e protege muito bem a bola dos adversários. A nível de resistência é um jogador ímpar, vemos o Renato tanto a aparecer à entrada da área para finalizar, como na sua grande área a impedir golos dos oponentes.

A nível táctico é já um jogador bastante culto, com boa visão de jogo e que tem uma recepção e controlo de bola muito acima da média. É um médio que gosta de ter bola no pé e de temporizar o ritmo de jogo, claramente um médio que gosta de assumir o jogo e que tem pormenores muito bons a nível de drible e condução de bola.

Sendo um excelente médio-centro, Renato tem também uma qualidade de passe muito boa, assim como na fase defensiva, onde se destaca pela boa recuperação de bola.

A ETERNA QUESTÃO DA GESTÃO DO POTENCIAL

Sendo que tem já actuado num escalão superior ao seu, este jovem jogador tem desde já recebido um estímulo muito importante para o seu crescimento e maturação. Ainda assim os próximos dois/três anos serão cruciais para a definição do seu futuro a nível do potencial enorme que tem demonstrado.

Pode ainda melhorar certos aspectos do seu jogo, pois muitas vezes demora demasiado tempo a passar a bola aos seus colegas no meio-campo, exagerando um pouco no drible.
É um médio de excelente intensidade, que enche o “miolo” de qualquer equipa.

Também na Youth League demonstrou argumentos que fazem os scouter dos clubes grandes europeus fixar o nome Renato Sanches. A gestão desportiva e até mental que o SL Benfica planeia fazer para esta pérola será a grande questão para o desenvolvimento do médio, mas também a grande resposta para ficarmos a saber até onde chegará este talento da Musgueira.

Nome: Renato Sanches
Clube: SL Benfica B
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1997-08-18 (17 anos)
Posição: Médio-centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,73m
Peso: 75 kg
Valor de mercado: 
Contrato até:

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR