Scouting: Renato Sanches, um modelo de médio

Na sequência da boa época de Renato Sanches, olhamos para um jovem cuja qualidade o colocou desde já a brilhar na segunda Liga.

Renato Sanches (SL Benfica)

Renato Sanches é um jovem de apenas 17 anos, ainda júnior de primeiro ano, mas que actua já pelo Benfica B, na segunda Liga portuguesa. Tem 13 jogos realizados pela equipa secundária “encarnada” e actua também ainda pelos juniores, onde se destaca de imediato.

PERFEITA DEFINIÇÃO DE UM “BOX-TO-BOX”

Trata-se de um internacional Sub-19 por Portugal, mas é um habitué nos escalões jovens das selecções desde os Sub-15.

Pode jogar como “8”, como “10” ou até como “6”, porém assume o protagonismo em campo realmente quando joga como médio “box-to-box” (como “8”).

É um jogador de apenas 1,73m, mas que ainda assim tem uma excelente fisionomia para actuar no meio-campo, pois aguenta muito bem o choque nos duelos físicos e protege muito bem a bola dos adversários. A nível de resistência é um jogador ímpar, vemos o Renato tanto a aparecer à entrada da área para finalizar, como na sua grande área a impedir golos dos oponentes.

A nível táctico é já um jogador bastante culto, com boa visão de jogo e que tem uma recepção e controlo de bola muito acima da média. É um médio que gosta de ter bola no pé e de temporizar o ritmo de jogo, claramente um médio que gosta de assumir o jogo e que tem pormenores muito bons a nível de drible e condução de bola.

Sendo um excelente médio-centro, Renato tem também uma qualidade de passe muito boa, assim como na fase defensiva, onde se destaca pela boa recuperação de bola.

A ETERNA QUESTÃO DA GESTÃO DO POTENCIAL

Sendo que tem já actuado num escalão superior ao seu, este jovem jogador tem desde já recebido um estímulo muito importante para o seu crescimento e maturação. Ainda assim os próximos dois/três anos serão cruciais para a definição do seu futuro a nível do potencial enorme que tem demonstrado.

Pode ainda melhorar certos aspectos do seu jogo, pois muitas vezes demora demasiado tempo a passar a bola aos seus colegas no meio-campo, exagerando um pouco no drible.
É um médio de excelente intensidade, que enche o “miolo” de qualquer equipa.

Também na Youth League demonstrou argumentos que fazem os scouter dos clubes grandes europeus fixar o nome Renato Sanches. A gestão desportiva e até mental que o SL Benfica planeia fazer para esta pérola será a grande questão para o desenvolvimento do médio, mas também a grande resposta para ficarmos a saber até onde chegará este talento da Musgueira.

Nome: Renato Sanches
Clube: SL Benfica B
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1997-08-18 (17 anos)
Posição: Médio-centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,73m
Peso: 75 kg
Valor de mercado: 
Contrato até:

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)