Renato Tapia é um médio de 19 anos, tem cerca de 1,85m de altura e joga nos holandeses do Twente. Regista já um total de 20 jogos efectuados pelo clube do Norte da Holanda, com cinco golos marcados, e é um jogador importante na intermediária devido à sua versatilidade.

PODER FÍSICO

Trata-se de um atleta muito forte fisicamente, fantástico quando tem a bola na sua posse, sendo um autêntico panzer no meio-campo do Twente. Soma cinco golos, número bastante bom para um atleta que joga preferencialmente como “10”, mas que já vimos actuar a “8”, a “trinco” e até a defesa-central.

A nível ofensivo Renato faz cerca de 1,5 remates por jogo, com uma eficácia de 50%. É um jogador muito bom a driblar e, com bola controlada, opta muita vez por uma dinâmica mais vertical do que propriamente pela construção de jogo. Possui um bom remate de meia distância e tem uma coordenação motora acima da média. É ainda de sublinhar que perde a bola apenas 1,5 vezes por jogo e que dos seus passes, cerca de 75% são para a frente.

Na fase defensiva consegue também impor o seu jogo, como mostra o total de 34 desarmes e ganha metade dos duelos aéreos que disputa. É um jogador muito agressivo e que raramente perde uma bola dividida, tentando até à exaustão recuperar a bola.

No capítulo táctico, Renato tem uma excelente presença em campo, procurando constantemente abrir linhas de passe e dar apoio aos colegas de equipa. É ainda um jogador muito forte nos movimentos colectivos de pressing e de deslocação do bloco durante as transições.

https://youtu.be/Cex62CzT6EU

A MELHORAR

Sendo que tem apenas 19 anos, Renato Tapia tem ainda muito para evoluir no seu jogo. Regista apenas 0,4 passes de ocasião por jogo, número que pode ser bastante melhorado para um jogador com tanta qualidade ofensiva. A sua eficácia de passe também não é excelente, uma vez que não ultrapassa os 69%.

Este jovem pode ainda melhorar um pouco a sua velocidade reactiva, através de treinos SAQ (Speed, Agility and Quickness – Velocidade, Agilidade e Rapidez). Com o físico que possui, caso consiga tornar-se um pouco mais rápido, Tapia poderá começar a mostrar uma dinâmica ainda mais importante na etapa de criação.

Nome: Renato Tapia
Clube: Twente
Nacionalidade: Peruana
Nascimento: 1995-07-28 (19 anos)
Posição: Médio-centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,85m
Peso: 78 kg
Valor de mercado:800mil-2M euros
Contrato até: 30/06/2017

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)