Scouting: Tobias Figueiredo, um “leão” na defesa

Aproveitando a boa exibição individual na vitória do Sporting em Guimarães na Taça da Liga, olhamos para um jovem cujo potencial fará dele um central de nível europeu.

Tobias é o nome de que se fala na hora de avaliar os mais prováveis "reforços" leoninos oriundos da Academia
Tobias é o nome de que se fala na hora de avaliar os mais prováveis “reforços” leoninos oriundos da Academia

Tobias Figueiredo é um jovem de 20 anos que actua no Sporting B, a segunda equipa do Sporting Clube de Portugal, onde é titular indiscutível e um dos seus valores mais seguros e promissores. A recente exibição pela equipa principal no jogo da Taça da Liga, com o V. Guimarães, na cidade-berço, foi apenas o culminar de um percurso que a poucos enganou.

Poderio aéreo

Nesta época de 2014/2015, Tobias soma já um golo pelo Sporting B num total de 18 jogos. Internacional pelo seu país nas camadas jovens em diversos escalões, é um dos defesas-centrais portugueses com maior potencial na actualidade.

Com 1,88m de altura, trata-se de um jogador bastante alto, com uma capacidade física impressionante e que consegue impor toda a sua força e garra nos duelos físicos, os quais ganha a maioria com extrema facilidade. A nível técnico é um central com uma recepção e controlo de bola muito razoáveis, e tem também uma qualidade de passe aceitável para o normal de jogadores da sua posição.

Uma das suas maiores qualidades é a sua mentalidade forte, e é um verdadeiro líder em campo, quer na linha defensiva, onde impõe a sua voz nos posicionamentos, coordenando-os na perfeição, quer nos restantes sectores, onde muitas vezes o vemos a motivar e corrigir colegas.

Valor seguro em desenvolvimento

Tobias é um central com qualidade imediata para jogar a titular na equipa principal do Sporting, não mostrando ser inferior – antes pelo contrário – aos restantes jogadores para a sua posição no clube – em termos técnicos, físicos, mentais ou mesmo tácticos, objectivamente falando.

Apesar de jovem, apresenta já uma grande maturidade, possui um timing de entrada à bola bastante bom e é muito forte na marcação individual. Tem ainda bastantes anos de evolução à sua frente e poderá melhorar ainda certos aspectos do seu jogo, como a tomada de decisão, que em algumas ocasiões não é a melhor.

Esta é a grande jóia do momento no universo leonino, e poderá ser quer para o Sporting, quer para a selecção nacional, uma solução interna bastante interessante a curto prazo. Os grandes clubes europeus têm-no já bastante referenciado, e após uma ou duas épocas de maturação na Primeira Liga, este poderá ser mais um jovem muito valorizado financeiramente.

Nome: Tobias Figueiredo
Clube: Sporting/Sporting B (Portugal)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-02-02 (20 anos)
Posição: Defesa-central
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,88m
Peso: 72 kg
Valor de mercado: 2-3M euros
Contrato até: 30/06/2019

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)