Scouting: Ulisses Garcia, a flecha luso-suíça

-

Ulisses Garcia tem apenas 19 anos mas já joga nos alemães do Werder Bremen, clube no qual leva actualmente três jogos e todos como titular. O jovem defesa-esquerdo regista aliás já uma assistência para golo, num arranque de época promissor. Apesar de ter nascido em Portugal, mais precisamente em Almada, Ulisses jogou sempre na (e pela) Suíça, primeiro pelo Zurique e mais tarde pelo Grasshoppers, de onde se transferiu para a Bundesliga por cerca de 150 mil euros em Julho de 2015.

Apesar da carreira internacional jovem pela selecção helvética, nos escalões Sub-16, 18 e 19, Ulisses ainda pode alinhar por Portugal, caso tal interesse à FPF, a Fernando Santos e ao jogador, pelo simples facto que o jovem lateral ainda não foi chamado pela equipa A suíça.

VELOCIDADE COM TALENTO

Ulisses pode jogar quer como defesa-lateral-esquerdo ou como extremo-esquerdo, oferecendo profundidade em qualquer das funções. O almadense gosta deter a bola no pé e embalar em velociade, apoiando os colegas e assumindo-se como um genuíno “embaixador” do ataque de segunda vaga e do clássico overlapping. A sua envergadura separa-o, no entanto, do perfil do pequeno lateral veloz pois com 1,85m Ulisses pode até actuar no eixo da defesa, embora não seja essa a sua vocação.

Este suíço de sangue lusitano vai confirmando o seu potencial neste arranque de época, revelando uma maturidade acima da média para a idade, numa realidade competitiva difícil como é a Bundesliga.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;bg#c0d6b3]PONTOS%20FORTES,[align-center;bg#ddcece]PONTOS%20FRACOS|[bg#c0d6b3]Velocidade%20resistente%2C%20com%20bola,[bg#ddcece]Comete%20demasiadas%20faltas%20nas%20tentativas%20de%20recupera%C3%A7%C3%A3o%20de%20posse|[bg#c0d6b3]Condu%C3%A7%C3%A3o%20de%20bola,[bg#ddcece]Pode%20melhorar%20a%20efic%C3%A1cia%20na%20fase%20defensiva|[bg#c0d6b3]Passe%20longo,[bg#ddcece]Perdas%20de%20bola%20demasiado%20frequentes|[bg#c0d6b3]Drible,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Jogo%20a%C3%A9reo,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Intelig%C3%AAncia%20de%20jogo%20na%20fase%20ofensiva,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Posicionalmento%20nas%20transi%C3%A7%C3%B5es%20e%20etapa%20de%20cria%C3%A7%C3%A3o,[bg#ddcece][/vc_table]

QUEM VAI “CAÇAR” O DIAMANTE?

Caso Ulisses consiga segurar um lugar regular no onze titular do Bremen poderá continuar a evoluir e a corrigir os pontos de melhoria referidos e constituir uma solução interessante para a selecção nacional portuguesa (cronicamente deficitária na ala esquerda da defesa) caso esta se antecipe ào expectável “cerco” suíço. É uma questão de tempo, resta saber qual o destino de Ulisses na sua “Odisseia” futebolística.

Nome: Ulisses Garcia
Clube: Werder Bremen (Bundesliga)
Nacionalidade: Suíça/Portuguesa
Nascimento: 1996-01-11 (19 anos)
Posição: Defesa-esquerdo/extremo
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,85m
Peso: 79 kg
Valor de mercado: Aprox. 150mil euros
Contrato até: 30/06/2018

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint

a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)

Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)

Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia

Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus

Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR