Scouting: Van Dijk, o central a contratar

Em mais uma análise de scouting GoalPoint feita analisamos um central que tem confirmado a sua enorme qualidade.

O holandês procura afirmar-se na Escócia mas certamente tendo outros destinos em mente
O holandês procura afirmar-se na Escócia mas certamente tendo outros destinos em mente

Virgil Van Dijk é um jovem central holandês de 23 anos que joga actualmente pelos escoceses do Celtic. Com a formação feita na Holanda, mais precisamente no Groningen, destaca-se pela excelente capacidade física mas também pela liderança em campo. Joga na Escócia há duas épocas e o timing de contratação parece ser, neste momento, perfeito para qualquer clube que pretenda um central de enorme qualidade.

“Patrão” com técnica

Virgil Van Dijk tem sido sempre titular no Celtic e é dos melhores jogadores desta equipa escocesa. Um central de confiança que raramente comete erros, tem qualidade técnica para sair a jogar e é muito bom no tempo de corte da bola.

Virgil é um central com alguma qualidade na saída de bola, sendo um jogador que não só tenta passar aos seus colegas da defesa, como arrisca bastante avançando com a bola no terreno, de modo a acelerar a transição ofensiva. Fez uma média de 28,5 passes em seis jogos na edição da época passada da Champions, com ainda uma média de 3,2 passes longos com acerto.

Van Dijk é forte na marcação individual, fazendo uso da sua estatura (1,93m) nas disputas. Dos duelos aéreos com os adversários ganhou cerca de 70%, número muito favorável para um central. Fez uma média de 1,3 desarmes, 2,7 intercepções e tem uma média de faltas cometidas de apenas 0,8 por partida. A nível de alívios fez cerca de 5,7 em seis jogos e foi apenas driblado uma vez por um adversário.

Crescimento com tempo

Sendo que é ainda um jovem, tem ainda muito tempo de evolução à sua frente. Apresenta um potencial fantástico para poder melhorar ainda a sua capacidade de colocar os adversários em fora-de-jogo, pois apenas o fez com sucesso 0,3 vezes.

É um defesa com capacidade para um clube bem maior, visto que é internacional pela Holanda e é, sem dúvida, dos defesas mais seguros e competentes a actuar numa Liga europeia

Sendo que está avaliado em cerca de 5/6 milhões de euros, este é um jogador que poderá representar uma grande mais-valia financeira futura para quem o conseguir contratar ao Celtic, que poderá apresentar alguma resistência em perder a grande pedra basilar do seu sector defensivo.

Nome: Virgil Van Dijk
Clube: Celtic FC  (Escócia)
Nacionalidade: Holandesa/Surinamesa
Nascimento: 1991-07-08 (23 anos)
Posição: Defesa-central
Pé Preferencial: Direito
Altura: 1,93m
Peso: 88 kg
Valor de mercado: 5-6M€
Contrato até: Junho, 2017
Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Ligados principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)