Scouting: Vidar Kjartansson, o “viking” dos golos

Com 24 golos em 25 jogos no campeonato norueguês, Vidar Kjartansson promete dar que falar nos próximos tempos.

O "pequeno islandês" adaptou-se bem à liga norueguesa (foto: Eirik Førde)
Vidar Kjartansson continua a marcar sem parar (foto: Eirik Førde)

O GoalPoint continua por terras nórdicas mas desta vez viajamos até à Noruega onde Vidar Kjartansson tem destruído as defesas adversárias. Com 24 golos em 25 jogos no campeonato norueguês, Vidar promete dar que falar nos próximos tempos. Esqueçam os avançados nórdicos altos, esguios e toscos. O islandês é pequeno, ágil e rápido

Vidar é sinónimo de golo, como já anteriormente havíamos referido. Aos 24 anos é o melhor marcador do campeonato norueguês com 24 tentos em 25 jogos, somando ainda três golos em três presenças na Taça. Em Dezembro de 2013 trocou o Fylkir pelo Valerenga, ou o campeonato islandês pelo norueguês. O actual sexto classificado da Tippeligaen já leva 51 golos marcados o que faz com que Vidar seja responsável por 47% da finalização da sua formação.

Sentido de oportunidade

O pequeno avançado destro alinha como a referência mais ofensiva de uma equipa que adopta um sistema de 4x3x3. Vidar apresenta um sentido de oportunidade fora do normal, aliando ainda uma elevada capacidade e velocidade de execução. Partindo da marcação dos centrais, rapidamente consegue descobrir o espaço onde a bola vai cair para depois finalizar com sucesso. O número 10 do Valerenga finaliza bem com os dois pés, tendo algumas dificuldades nos duelos aéreos, mas até aqui consegue ter sucesso pela sua inteligência e capacidade de movimentação. Vidar consegue fugir da marcação em espaços de pressão e aparece muitas vezes a fazer diagonais para isolar-se nas costas da defesa.

As bolas exibições, aliadas ao faro para o golo, valeram-lhe um lugar na selecção, estando neste momento à procura de cimentar a sua posição. Com estes números e consistência, Vidar dificilmente continuará a marcar golos pelos relvados noruegueses, rumando a um campeonato mais competitivo.

Nome: Vidar Orn Kjartansson
Clube: Valerenga IF (Noruega)
Nacionalidade: Islandesa
Nascimento: 1990-03-11 (24 anos)
Posição: Avançado
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,74m
Peso: 68 kg
Valor: 1-2,5M€
Contrato até: Dezembro, 2016

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, com uma estratégia de aposta sustentada em jogadores jovens e de valor imediato

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Ligados principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)