A Colômbia deu a volta à posição difícil com que arrancou para a última jornada do Grupo H e saiu, inclusive, no primeiro lugar do mesmo, após vencer os “leões” senegaleses por 1-0, com um golo da Aposta GoalPoint, Yerry Mina, o seu segundo no torneio. Já a turma de Cissé é a última selecção africana a dizer adeus à Rússia e com algum choque, em virtude de sair eliminada através dos critérios de “fair play”.
Os colombianos apanharam um susto logo aos 17 minutos, quando apenas a revisão VAR evitou a marcação de uma grande penalidade a favor dos senegaleses (Sánchez sobre Mané).
The ecstasy and the agony 📆 pic.twitter.com/nO3UvXNmS1
— B/R Football (@brfootball) June 28, 2018
Aos 30 minutos, Pekerman era obrigado a retirar James Rodríguez para lançar Muriel no ataque, supostamente devido aos problemas físicos que o “10” vive desde o arranque do torneio. Os sul-americanos ficavam ainda mais limitados na sua capacidade de assumir o jogo.
E não funcionou mais, até ao intervalo, altura em que Gueye 6.1 liderava os ratings e Davinson Sánchez acabava por ser o melhor “cafetero” 5.7, após uma primeira metade durante na qual as poucas situações ofensivas pertenceram à selecção líder do grupo.
⏰ 45’ | 🇸🇳 Senegal 0 – 0 Colômbia 🇨🇴
"Cafeteros" em branco e já sem James encaminham-se para fora do Mundial, pelo andar da carruagem#SENCOL #GoGaindé #MiCorazónTricolor #Mundial2018 #WorldCup pic.twitter.com/qNGuzu7V36
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 28, 2018
A segunda parte foi bem mais animada e não só em virtude do golo polaco frente ao Japão, que tranquilizava os colombianos, subitamente apurados à condição. Aos 74 minutos Yerry Mina, novamente ele, voava para a cabeçada da vantagem colombiana, que dava a liderança do grupo aos “cafeteros” e passava a colocar os “leões” senegaleses sob pressão.
Os africanos responderam quase de imediato, obrigando Ospina à quarta defesa do jogo e fazendo o “cerco” à área colombiana, situação que se manteve até final mas sem efeitos práticos. O Senegal sai do Mundial pelos cartões, a Colômbia segue em frente e com o melhor sorteio.
⏰ 75’ | 🇸🇳 Senegal 0-1 Colômbia 🇨🇴
Sobre Mina escrevemos na antevisão do Grupo H: "(…) tem tudo para se tornar num dos melhores do Mundo na sua posição. Fortíssimo nas bolas paradas ofensivas (…)" > https://t.co/rwcQAOpktj#SENCOL #COL #MiCorazónTricolor #Mundial2018 pic.twitter.com/2ouYPrpCol
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 28, 2018
Yerry Mina acabou por ser naturalmente o melhor em campo, com um rating de 7.3. O jovem mas imponente central colombiano não só marcou o golo, o seu segundo no torneio, como também manteve a qualidade de passe (91%) e disse presente na hora de defender, com sete alívios e seis duelos aéreos defensivos ganhos em sete disputados.
🔝 GoalPoint Ratings #SEN @ #WorldCup:
1⃣ Moussa Wagué 6.10 👏
2⃣ M'Baye Niang 6.07
3⃣ Khadim N'Diaye 5.65#GoGaindé #Mundial2018 #Copa2018 #RatersGonnaRate pic.twitter.com/o4AJZDNkTe— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 28, 2018