O FC Porto igualou um registo máximo que detinha há mais de 20 anos. Com a vitória desta terça-feira por 3-2 em casa do Galatasaray, o “dragão” somou 16 pontos no Grupo D da Liga dos Campeões, número que havia alcançado em 1996/97. Na altura, a equipa era comandada por António Oliveira e tinha como uma das estrelas em ascensão o jovem Sérgio Conceição, actual treinador portista.

Na altura, também no Grupo D, os portistas terminaram no primeiro lugar, com mais sete pontos que o segundo classificado, o Rosenborg, mais nove que o Milan e mais 13 do que o último classificado, o Gotemburgo. Nessa época, o destaque foi para a vitória por 3-2 arrancada em San Siro, ante o poderoso Milan de Arrigo Sacchi, equipa na qual figurava jogadores como Franco Baresi, Paolo Maldini, Christian Panucci, Marcel Desailly, Zvonimir Boban, Dejan Savicevic, Edgar Davids, Roberto Baggio e George Weah – Mário Jardel bisou para os “dragões”.
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 1-3 @FCPorto
Está feito o 3º! Grande trabalho de Hernâni e golo de Sérgio Oliveira!#ForTheFans pic.twitter.com/sQdmxfPVa0
— Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) December 11, 2018
Sérgio Conceição figurava nesse plantel que fixou esse máximo, igualado agora pelo próprio, mas na qualidade de treinador da mesma equipa. Mas há mais curiosidades:
- Este registo é, também, o número máximo de pontos que qualquer equipa portuguesa conseguiu na fase de grupos da Champions.
- Esta foi a primeira vitória lusa na Turquia em dez jogos, sendo que o triunfo anterior acontecera em 2012, quando o Braga ganhou por 2-0, precisamente no reduto do Galatasaray.
- Esta foi a primeira derrota do Gala em casa esta época, após dez partidas e estes foram os três primeiros golos que a equipa de Fatih Terim sofreu na Liga dos Campeões na condição de visitada.
- Esta foi a quinta vitória seguida na prova do FC Porto, que não perdeu em nenhuma das últimas cinco deslocações.