Serie A: 5 craques a seguir em 22/23 🇮🇹

-

Atenção! A edição 113 da Série A já arrancou e promete emoção, no que concerne à luta pelo “scudetto”. O AC Milan, que fez pequenos retoques no plantel, mantendo a espinha dorsal que levou o emblema a vencer a prova 11 anos depois, terá feroz concorrência do vizinho Inter e da rival Juventus. Numa segunda vaga, a renovada Roma de José Mourinho e o Nápoles querem ter uma palavra a dizer…

Na última época, por exemplo, foram vários os jogadores que encantaram os palcos transalpinos, casos do “nosso” Rafael Leão – preponderante no sucesso dos rossoneri – Vlahovic, Giovanni Simeone, Nikola Milenkovic, Nicolás González, Nicola Zalewski, Alessandro Bastoni, Sandro Tonali, Giacomo Raspadori, Davide Frattesi ou Gleison Bremer foram apenas alguns dos craques que deram o que falar no exercício futebolístico que findou em Maio. A nova temporada é também sinónimo de expectactiva, no que toca a novos nomes que poderão brilhar tanto ou mais do que os consagrados Ibrahimovic e Di María, os regressados Lukaku e Pogba ou ao revigorado Dybala.

Como é hábito nestes artigos convidámos um amigo da GoalPoint a eleger cinco nomes a ter em conta, desta feita o conhecido e conceituado jornalista brasileiro Leonardo Bertozzi, especializado em futebol internacional. Partimos à descoberta das suas escolhas, juntando-lhe alguns statcards GoalPoint.

Charles De Ketelaere, o novo Kaká?

Começamos pelo detentor do título, o AC Milan, que terá pela frente a espinhosa missão de defender o ceptro. A série durou várias semanas, com diversos capítulos, mas teve um final feliz. Falamos de Charles De Ketelaere.

“A sucessão de uma das melhores gerações do futebol belga tem em Charles De Ketelaere um dos seus expoentes. Pela sua estampa física elegante – 1,92m e 78 quilos – e capacidade de fazer muito mal aos adversários com suas conduções em aceleração, o médio vindo do Club Brugge pode fazer muitos adeptos do Milan se lembrarem de outra lenda do clube. O tempo dirá se é justo ou não esperar que ele tenha um impacto semelhante ao de Kaká, mas há razões para sonhar alto e justificar o investimento de até 36 milhões de euros”, observa o jornalista da ESPN Brasil em declarações à GoalPoint.

[ Apesar da juventude, De Ketelaere já tem histórias para contar na Champions League ]

E como se explica o esforço suplementar da dupla Paolo Maldini e Massara? Aos 21 anos, o criativo soma já oito internacionalizações pela seleção principal dos diabos vermelhos, tendo na última temporada apontado 18 “tiros” certeiros e dez assistências em 49 jogos oficiais ao serviço do Club Brugge. O contrato até junho de 2027 demonstra a confiança que os dirigentes milanistas têm nele.

Agustín Álvarez, mais um “tiro” em cheio do Sassuolo?

O Sassuolo é um dos projectos europeus mais entusiasmantes, tendo revelado nos últimos anos Domenico Berardi (importante na conquista do Euro’2020), Gianluca Scamacca (resgatado por cerca de 37 milhões pelo West Ham), Manuel Locatelli (agora na Juventus), Jérémie Boga (vendido no último mercado de Inverno à Atalanta), Davide Frattesi (na mira da Roma e Juventus), Giacomo Raspadori (a caminho do Nápoles) e o treinador Roberto De Zerbi. O próximo a juntar-se a esta lista será Agustín Álvarez?

“Vindo de um país com tradição em grandes avançados, Agustín Álvarez é uma prova do bom trabalho de prospecção de jovens do Sassuolo. A presença dele na área e a inteligência nos movimentos fazem com que esteja constantemente em condição de finalizar. Em 2021, foi um dos grandes nomes da campanha do Peñarol na Copa Sul-Americana, incluindo um hat-trick contra o Corinthians na fase de grupos. Se confirmar o seu potencial, terá tudo para ajudar o Sassuolo em campo e ser a próxima grande venda do clube”, explica Bertozzi.

O jovem uruguaio, já internacional A, foi resgatado por 12 milhões de euros, numa transacção que pode atingir os 14, caso sejam cumpridos outros objectivos. Em 89 jogos pelo Peñarol, marcou 34 golos. “É uma boa equipa para mim, ideal para o meu crescimento. Escolhi o Sassuolo porque gosto do clube e acho que é o lugar ideal para mim”, disse o dianteiro à Sky Sport Italia.

Nicola Zalewski, a joia polaca polida por José Mourinho

Na recta final da última temporada, pegou de estaca no flanco esquerdo romano e foi um dos motores da equipa. Em 2022/23 a jóia polaca tem tudo para “voar” sobre o comando de José Mourinho.

“A temporada 2021/22 marcou uma ascensão meteórica para o jovem nascido em Itália – que escolheu representar a Polónia, terra dos pais, desde as seleções mais jovens até se estrear na principal. Médio-ofensivo de origem, Zalewski venceu a concorrência de especialistas da posição na ala-esquerda para ganhar a vaga de titular na segunda parte da campanha, tornando-se peça importante na conquista da Conference League. Pela sua velocidade e habilidade, adaptou-se rapidamente à nova função e transformou-se numa das melhores armas de José Mourinho”.

[ Os bons indicadores de Zalewski nos cerca de 800 minutos que lhe foram concedidos por Mourinho na Serie A 21/22 ]

Tottenham e PSG são clubes que têm acompanhado com atenção a evolução do versátil polaco, que tem contrato até 30 de junho de 2025 e um valor de mercado de 12M€.

Khvicha Kvaratskhelia, nome difícil mas craque em potência

O nome é complicado de pronunciar e em Nápoles já lhe chamam apenas “Kvara”, mas o futebol que tem nos pés é de excelência. Khvicha Kvaratskhelia é craque e se a adaptação às especificidades do campeonato italiano correr bem, vai “partir a loiça toda”.

“Os fãs da Serie A terão de se acostumar a pronunciar este nome difícil, pois o Nápoles tem uma jóia em mãos. Se conseguir superar a pressão de substituir um nome histórico do clube como Lorenzo Insigne, o jogador da Geórgia brevemente alcançará um papel de protagonista na equipa de Luciano Spalletti. Letal nos duelos individuais, especialmente quando corta para dentro para usar o pé direito, é capaz de criar espaços contra defesas recuadas, mas também de explorá-los contra adversários de bloco mais alto”, relata o especialista em futebol internacional.

[ Antes mesmo de arrancar no Napoli Khvicha brilhou intensamente nos primeiros jogos da Nations League 22/23 ]

Com habilidade para jogar em qualquer uma das posições do ataque, Kvaratskhelia é ambidestro e actuou nas últimas três épocas no Rubin Kazan, onde registou 73 partidas, nove golos e 18 assistências. Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, esteve cedido ao Dínamo Batumi (11 encontros, oito “tentos” e duas assistências), da sua Geórgia mãe.

O azar de Pogba será a sorte de Nicolò Fagioli?

A Juventus entrou com força no mercado de transferências e procurou reforçar o plantel, se Vlahovic e Zakaria chegaram em Janeiro, a revolução prosseguiu neste Verão com as chegadas a custo zero de Di María e de Pogba, reforçou o eixo defensivo com a incorporação de Bremer ao rival Torino e “ganhou” um reforço inesperado. Com o afastamento de Pogba (deverá estar fora algumas semanas devido a uma lesão no menisco do joelho direito) eis a oportunidade para um “produto” dos escalões de formação: Nicolò Fagioli.

“Massimiliano Allegri pode já ter em casa a solução para superar a ausência de Paul Pogba nos primeiros meses da temporada. Fagioli volta à base após ajudar a Cremonese no acesso à Serie A na última temporada e suas participações nos amigáveis de pré-época convenceram o técnico a dar-lhe uma oportunidade no plantel principal, ao ponto de a Direcção se movimentar para acelerar a renovação de contrato dele. Revelado como um meio-campista de características mais ofensivas e criativas, mostrou ser capaz de operar mais atrás com boa dinâmica e inteligência nos passes longos”, descreve o analista Leonardo Bertozzi.

Segundo o Tuttomercatoweb, o médio de 21 anos deverá prolongar o actual vínculo até 2026 e terá um significativo aumento salarial.

Gostaste deste artigo?
Então segue este link para descobrires os últimos craques em destaque na GoalPoint.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.