Liga NOS | Sete regressos que seriam bem-vindos

-

O mercado de Janeiro está a chegar ao fim e prevêem-se, como habitualmente, dias loucos no encerramento das inscrições. Uns mais forçados que outros, todos os clubes procedem a ajustes no plantel com que decidiram começar a época, mas sobretudo aqueles que atravessam fases mais negativas terão a tentação de reanimar as hostes com reforços inesperados nos últimos dias da “janela” de transferências.

Ideias não faltam aos adeptos na altura de imaginar as soluções ideais, mas há sempre alguns nomes que, por já terem dado provas de qualidade em anteriores passagens pela nossa Primeira Liga, vêm à memória nestas alturas.

Desses fomos agora à procura, e há vários. A condição é que já tivessem passado por Portugal a partir da época 2014/15, da qual dispomos de dados estatísticos e GoalPoint Ratings, e encontrámos sete nomes que podiam encaixar bem em muitos plantéis da Liga NOS. 

Afonso Figueiredo (Rennes)
Ex-Boavista

GoalPoint-Afonso-Figueiredo-RennesA sua formação foi dividida entre Sporting, Belenenses e Braga, mas foi o Boavista que lhe abriu as portas da Primeira Liga. No principal escalão fez duas épocas como titular praticamente indiscutível na lateral-esquerda “axadrezada”, e as boas exibições valeram-lhe o alegado interesse do Benfica – e finalmente uma transferência para os franceses do Rennes.

No entanto, as coisas não lhe estão a correr bem por França, e Afonso Figueiredo fez apenas seis jogos desde que chegou, todos pela equipa B. Por cá, o GoalPoint Rating com que terminou ambas as épocas atestou a sua qualidade: 5.77 em 2014/15 e 5.66 em 2015/16 chegaram a fazer com que liderasse o ranking de melhores laterais-esquerdos portugueses do campeonato.

Num eventual regresso, e tendo em conta o passado recente, dificilmente poderia vir para um dos “três grandes”, mas com apenas 24 anos, Afonso já provou ter qualidade e potencial para ser solução imediata em qualquer umas das outras equipas do nosso campeonato.

Deyverson (Alavés)
Ex-Belenenses

GoalPoint-Deyverson-AlavesA Portugal chegou para jogar no Benfica B, onde fez oito golos em 29 jogos, mas apenas 12 como titular. Finda a etapa de águia ao peito, assinou pelo Belenenses onde esteve época e meia, mas foi na última meia temporada que “partiu tudo”, marcando oito golos em 16 jogos, o que lhe estava a valer um GoalPoint Rating de 5.98, e acabou por levá-lo à Bundesliga.

Depois da Alemanha, Deyverson mudou-se para Espanha onde tem sido quase sempre titular em equipas que lutam para não descer de divisão (primeiro o Levante e agora o Alavés), mas nem por isso tem deixado de marcar os seus golos, e já leva 14 em época e meia no país vizinho.

Deyvinho, como também é conhecido, destaca-se sobretudo por ser extremamente forte no jogo aéreo, vencendo uma percentagem de duelos pelo ar que ronda consistentemente os 60%, algo muito raro e difícil num avançado. Isso é apenas um dos reflexos da entrega que põe no jogo, o que faz com que veja uma quantidade exagerada de cartões. Mas aos 25 anos, e perfeitamente adaptado ao futebol europeu, o brasileiro seria uma solução muito interessante para situações em que se pede um jogo mais directo, mesmo numa equipa grande.

Fredy Montero (Tianjin Teda)
Ex-Sporting

GoalPoint-Montero-TianjinFredy “el avioncito” Montero é um jogador que, ainda hoje, muitos sportinguistas recordam com saudade. Nas duas últimas épocas de Sporting, jogando mais com Marco Silva e menos com Jorge Jesus, teve GoalPoint Ratings muito positivos, 5.95 e 6.04, respectivamente, que corroboram perfeitamente a impressão positiva que deixou.

Pode-se dizer que, desde a sua saída, o Sporting ainda não encontrou melhor solução para o seu lugar (incluímos o compatriota Teo Gutiérrez no lote) e, para além disso, Fredy manteve na China a mesma bitola elevada que revelava no Sporting, terminando o campeonato como maior criador de ocasiões da Liga, e com um rating de 6.01.

Aos 29 anos ainda vinha muito a tempo de voltar a brilhar na nossa Liga, e mantém qualidade para ser solução em qualquer dos “três grandes”.

>> NA PRÓXIMA PÁGINA: DOIS EX-“DRAGÕES”

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR