O Sporting venceu o Belenenses por 1-0 ao “cair do pano” (93′), na sequência de uma grande penalidade convertida por William Carvalho, quando já se esperava um empate numa partida na qual se viu um “leão” de duas caras, da primeira para a segunda parte.

Liga NOS 2015/16 - J11 - Sporting vs Belenenses - Ratings
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Após uma primeira parte com apenas seis remates o Sporting carregou no segundo tempo, alvejando a baliza belenense em 12 ocasiões mas com igual eficácia: dois remates enquadrados em cada metade. O desacerto dos rematadores (Slimani, Montero e Matheus atiraram três vezes cada um) foi lei, num jogo no qual os “verde-e-brancos” até somaram um maior número de passes para ocasião do que vinham fazendo na Liga até ao momento.

“Príncipe William” resolve

Num jogo mais rico estatisticamente do que pelo futebol jogado, deu a entender que foram os homens da zona intermediária do Sporting a registar os melhores desempenhos GoalPoint Ratings, juntando-se a eles um Jonathan que aproveita (quando pode) a indisponibilidade do influente Jefferson. Mais alto brilhou William, o nosso Homem do Jogo, que não só marcou o golo (fez três remates, o triplo do que somava até agora na Liga NOS) como foi particularmente eficaz no que o caracteriza: interromper o jogo adversário devolvendo-o aos colegas mais criativos (Arien e João Mário, sobretudo).

Nota: Os GoalPoint Ratings resultam de um algoritmo proprietário desenvolvido pela GoalPoint que pondera exclusivamente o desempenho estatístico dos jogadores ao longo da partida, sem intervenção humana. Clique para saber mais.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: O JOGO COMO O VIMOS, MINUTO A MINUTO