TEO DECIDE DA “MARCA”
O segundo tempo marcaria uma toada diferente, com um Estoril menos aventureiro (cinco remates mas zero enquadrados) embora a disputar mais posse (29%). O Sporting apertaria o “garrote” somando ocasiões desperdiçadas, a maioria delas oferecidas por um João Pereira muito activo no jogo ofensivo (quatro passes para ocasião).
Apesar do maior acosso leonino a decisão chegaria através de uma grande penalidade, convertida por Teo Gutiérrez (mais uma vez influente mas pouco produtivo, um remate, dois foras-de-jogo, nenhum passe para ocasião), na ausência do “especialista” Adrien. Curiosidade: o Sporting é a equipa da Liga com mais grandes penalidades a favor, cinco, seguido pelo Sporting de Braga com quatro.
.@Sporting_CP 1 #EstorilPraia 0 | Os números finais. + logo tudo em https://t.co/QYJPq30BaA#LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/EamW5ObTxW
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) October 31, 2015
Os “leões” desperdicariam mais ocasiões até final, permitindo ainda duas incursões estorilistas, mas nada que, ouvido o apito final, retirasse os três pontos que asseguram a liderança leonina cumprido um quarto da Liga.
JOÃO PEREIRA BRILHA (FINALMENTE)
O lateral-direito do Sporting não vinha fazendo um início de época convincente, e isso notava-se nos números, mas neste jogo João Pereira “brilhou” sobretudo no plano ofensivo, no qual foi o “leão” que mais ocasiões ofereceu aos colegas (4), vencendo ainda seis dos 12 duelos que disputou e realizando seis cruzamentos, dois deles eficazes, com uma eficácia de passe atipicamente positiva num lateral (89,7%).
Wiliam Carvalho e João Mário merecem também referência, ao funcionarem como pêndulos permanentes do jogo leonino (juntos somaram 192 dos 616 passes realizados pelo Sporting). William em particular venceu 64% dos duelos individuais e todos os que disputou pelo ar (6).
Nos estorilistas o destaque vai para o guardião Kieszek (cinco defesas) e para os defesas Diego e Anderson, que muito contribuíram para as dificuldades sentidas pelo Sporting na procura da baliza adversária.