O Sporting aproveitou o empate no “clássico” entre Porto e Benfica para apanhar os “dragões” na classificação e reduzir para cinco a distância para o líder.
Após uma primeira parte pobre, o “leão” tirou proveito um “disparate” de Vítor Costa, expulso no arranque do segundo tempo, para vincar o seu domínio e vencer o Arouca de forma tranquila por 3-0. Um regresso às vitórias assente em golos de dois reforços.
O Jogo explicado em Números 📊
- Bom arranque do Sporting, que marcou cedo, aos nove minutos, numa emenda de Bas Dost, o quinto golo do holandês na Liga NOS. Foi um tento que surgiu ao segundo remate dos “leões”, o primeiro enquadrado, numa altura em que somava 73% de posse de bola.
Bas Dost | 9' | Reveja aqui o 1º golo do @Sporting_CP! #seguejogo na SPORT TV. Adira já na sua box. https://t.co/r3sROdw0Ug
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 6, 2016
- Curioso o facto de a assistência para o golo de Dost pertencer a Coates e a segunda assistência nesse mesmo lance (ou seja, o passe para o uruguaio) ser da autoria do outro central, Rúben Semedo.
- O Arouca soube reagir e, aos 20 minutos, os homens da casa já tinham visto a sua posse de bola cair para 65%, fruto precisamente da reacção visitante. Porém os comandados de Lito Vidigal pouco ou nenhum perigo causavam nesta fase e não passavam dos 55% de passes certos, número muito modesto.
⏰ 30’ | Sporting 1-0 Arouca
Gelson é quem mais remata e ainda não falhou nenhum passe#LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/LNTGZGX2s2
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) November 6, 2016
- Intervalo Jogo pobre na primeira parte, que valeu pelo golo de Bas Dost e pouco mais. Apenas três passes para ocasião, dois do Sporting e outro do Arouca, foram pecúlio curto de uma fase da partida sem praticamente lances e perigo. Os dois defesas-centrais do Sporting, Rúben Semedo e Coates, foram os melhores na primeira parte, com 6.3 e 6.0 no GoalPoint Ratings, respectivamente, muito por culpa da participação no lance do golo. O português ganhou mesmo sete de nove duelos.
- Vítor Costa viu, aos 49 minutos (apenas quatro depois do primeiro), o segundo cartão amarelo e foi expulso, num lance perfeitamente escusado, abrindo as portas ainda mais ao Sporting para somar os três pontos. E aos 55, Joel Campbell ampliou para 2-0, de cabeça.
- Nos seis minutos subsequentes à expulsão o Sporting fez dois remates, quase tantos como em toda a primeira parte, e aos 64 minutos, Adrien Silva atirou ao lado uma grande penalidade. O Sporting parece com pouca pontaria nestes lances…
- Mas no resto tudo facilidades. Aos 68 minutos, Adrien serviu Campbell, que assistiu Bas Dost para o terceiro, numa altura em que o “leão” somava sete remates só no segundo tempo, três enquadrados, 71% de posse nesta fase, 88% de passes certos e sete passes para ocasião.
- Campbell abriu o livro na segunda parte e, por volta dos 70 minutos, para além do golo e da assistência, não tinha falhado nenhuma das quatro tentativas de drible. Ao mesmo tempo, o Arouca pouco ou nada fazia e, aos 75 minutos, o GoalPoint Rating de todos os jogadores visitantes estava abaixo dos 5.0. Natural, portanto, a vitória leonina, reflectida nos 13 remates contra apenas um do Arouca.
⏰ 72’ | Sporting 3-0 Arouca
Para além do golo e da assistência, Campbell não falhou nenhum dos seus 4 dribles#LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/o0UAJ7J48K
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) November 6, 2016
O Homem do Jogo 👑
Estava a ter um jogo normal, sem grandes rasgos, que lhe valiam um GoalPoint Rating de apenas 5.7 na primeira parte. Mas no segundo tempo, e com a superioridade numérica, os espaços abriram-se para Joel Campbel, que acabou por realizar uma excelente exibição e lhe deu o destaque de melhor com campo, com 8.9. Marcou um golo em dois remates, fez uma assistência, três passes para ocasião, seis cruzamentos de bola corrida, dois deles eficazes, e ganhou 81% dos 18 duelos em que participou. Somou ainda cinco recuperações de bola. Excelente.
Jogadores em foco 🔺🔻
- Bas Dost 7.2 – O holandês não precisou de fazer muito para se destacar na partida, como finalizador que é. Fez três remates, dois enquadrados, o suficiente para bisar e deixar a sua marca.
- R. Semedo 6.8 – O central português é cada vez mais um valor seguro neste Sporting. Ganhou dez de 12 duelos, somou três desarmes, cinco alívios e recuperou seis vezes a bola.
- Adilson 5.1 – O médio do Arouca, que nos primeiros 25 minutos já tinha sofrido cinco faltas, entra nos destaques pelo simples motivo de ter sido o único jogador da sua equipa com pontuação positiva.
- Adrien Silva 4.7 – Regressou à titularidade após lesão e isso notou-se. Menos confiante e com menos ritmo, o médio somou seis faltas (metade do total do Arouca) e ainda falhou um penalty.