Sporting 🆚 Benfica | Antevisão e dicas de betting

-

O grande jogo da 16ª jornada da Liga NOS 2020/21 disputa-se esta segunda-feira, pelas 21h30, no Estádio José Alvalade. Sporting e Benfica encontram-se pela primeira vez esta época, para o dérbi dos dérbis do futebol português, em situações algo distintas na tabela. O “leão” é líder isolado, com seis pontos de vantagem sobre as “águias”, que ocupam o terceiro posto e estão num momento complicado – acabaram de recuperar vários jogadores infectados por Covid-19 e têm o seu treinador, Jorge Jesus, em convalescença e fora da partida.

A formação de Rúben Amorim está em grande forma, confiante e moralizada, não desarmando no topo da tabela e sem qualquer derrota na Liga até ao momento. Quanto a resultados menos conseguidos dos “leões” recentemente, apenas o empate 1-1 em casa contra o Rio Ave, na 14ª jornada. E vem de conquistar, há poucas semanas, a Taça da Liga portuguesa pela terceira vez no seu historial.

As “águias” vêm de um empate em casa com o nacional da Madeira, 1-1, isto após terem deixado boas indicações no Dragão, onde empataram também 1-1, seguidas da eliminação na Taça da Liga, aos pés dos bracarenses.

SCP x SLB 👉 Aposta simples de 10€, em pré-jogo, com odd igual ou superior a 2.00, nos Desafios da Semana

Ao atentarmos à infografia de antevisão, que abarca a forma das equipas nos últimos cinco jogos, sobressai a  superioridade leonina nesta fase, com quatro vitórias contra apenas duas do seu rival. E as estatísticas apontam as fragilidades adversárias que ambas as equipas podem explorar.

[ O desempenho recente de Sporting e Benfica na Liga NOS e as odds bet.pt do clássico ]

GoalPoint-Preview-Jornada16-Sporting-Benfica-Liga-NOS-202021-2-infog
Clique para ampliar

Os anfitriões fizeram nove golos nesta fase, perfeitamente em linha com os expected goals (xG) que registaram, o que denota uma maior saúde ofensiva no capítulo da finalização. Os 1,9 xG do Benfica são superiores aos 1,4 golos apontados (ou seja sete), um sintoma que já vem de trás e que tem números acumulados preocupantes para os “encarnados” desde o arranque, como pode conferir – na análise exclusiva que acabámos de publicar.

Nestas cinco jornadas (11ª à 15ª), o Benfica foi uma equipa que teve mais bola que o Sporting, embora com uma diferença marginal (55%-53%) e olhando para todo o campeonato, os homens da Luz (63%) e os de Alvalade (59%) foram mesmo os conjuntos com mais posse, até ao momento. Será de esperar, assim, uma dura batalha pelo domínio territorial, com os “leões” a explorarem  com as transições rápidas e o aproveitamento da subida dos laterais contrários. Que estratégia levará a melhor?

1X2 no Jogo 👉 Apostar!

Os jogadores em melhor forma

[ Os números da época de João Mário e Álex Grimaldo ]

João Mário e Álex Grimaldo. Como conferiu, certamente, na infografia de antevisão, estes são os dois jogadores dos dois rivais em melhor forma estatística nos últimos cinco jogos, entre os que somaram mais de 300 minutos de utilização. O médio leonino é o “patrão” de todo o futebol da equipa de Rúben Amorim, tendo sido, neste período, o terceiro médio-centro com mais passes para finalização por 90 minuto (1,7) e o jogador da posição em toda a Liga com mais dribles eficazes (2,1, equivalente a 71% de eficácia). Olhando para o total da época (infografia acima) é notória a influência do internacional português em toda a manobra da equipa, desde as acções defensivas, passando pelo passe em termos globais (79% certos) e pelos passes ofensivos valiosos (2,5) que realiza. Pode não mostrar o “pique” de outrora, mas a “filigrana” do seu futebol continua inconfundível.

Do lado benfiquista, a grande exibição de Grimaldo no Dragão, jogo no qual foi MVP e marcou um golo, ajudam a colocá-lo entre os melhores da equipa de Jesus nestas últimas cinco partidas, mas há outros dados a ter em conta. O espanhol sempre teve um peso grande na manobra ofensiva benfiquista, e nesta fase foi mesmo o lateral com melhor média de passes para finalização, nada menos que 2,2 por 90 minutos, o quinto com mais cruzamentos (4,1), o segundo com mais cruzamentos para finalização (0,8) e o segundo com mais passes ofensivos valiosos (3,5). Os seus dois golos e quatro assistências esta temporada fazem dele um jogador a ter em atenção por parte dos “leões”.

As mãos que seguram o dérbi

[ Os desempenhos de Adán e Vlachodimos esta época na Liga ]

GoalPoint-Antonio_Adán_2020_vs_Odysseas_Vlachodimos_2020-infog
Clique para ampliar

Muitos são os comparativos que podemos fazer antes do grande jogo da jornada, e pode encontrar vários praticamente para todas as posições no terreno, na peça de “duelos” entre reforços das duas equipas (link). Mas um deles ficou de fora, o guarda-redes espanhol Antonio Adán, que tirou rapidamente o lugar a Luís Maximiano e surge como um dos indiscutíveis leoninos e um dos responsáveis pela solidez defensiva da equipa de Alvalade.

Com 75% de remates enquadrados defendidos, Adán é o quarto guardião da Liga neste capítulo, superiorizando-se aos 73% do benfiquista Odysseas Vlachodimos. A diferença não é muita, aliás, e nenhum dos atletas pode ser acusado de ser responsável pelos momentos menos bons em termos defensivos. A diferença de rating, porém, existe, embora sejam ambos positivos. O benfiquista ganha aqui vantagem pela dificuldade de algumas defesas que faz, nomeadamente a remates na sua grande área. O grego travou 70% destes lances, enquanto o espanhol ficou-se pelos 67%, e o facto é que o Benfica permite mais remates que os “leões” (9,3 contra 8,1), em especial na área (5,1-3,9). A “águia” leva vantagem aparente em termos de desempenho. mas como será no dérbi. Será que conseguirão ambos manter as suas balizas invioladas?

Ambas As Equipas Marcam Sim/Não 👉 Apostar!

Factos e curiosidades

  • O Sporting ganhou apenas um dos últimos 16 jogos na Liga contra o Benfica (sete empates e oito derrotas). O triunfo nesse período aconteceu no Estádio da Luz, altura em que Jorge Jesus era treinador do Sporting.
  • O Benfica não perdeu nenhum dos últimos oito encontros que disputou no reduto leonino a contar para a Liga (quatro triunfos e outros tantos empates), sendo que a última vitória dos “leões” em casa ante o rival lisboeta aconteceu em Abril de 2012 (1-0).
  • A formação de Alvalade ganhou apenas 10% dos 21 encontros que disputou com os “encarnados” na Liga desde o início de 2010 (duas vitórias e 12 desaires), a mais baixa percentagem de sucesso contra qualquer formação na prova nesse período (mínimo de quatro encontros).
  • Sporting (6) e Benfica (5) marcaram mais golos nos primeiros 15 minutos dos jogos do qualquer outra equipa, na Liga portuguesa esta temporada.

Golo entre minuto 1 e 15 (Sim 3.15) 👉 Apostar!

  • “Leões” e “águias” marcaram ambos sete golos por jogadores lançados a partir do banco, o número mais alto entre todas as equipas da Liga 2020/21.
  • Benfica (94) e Sporting CP (93) tiveram mais cantos que qualquer outra equipa da Liga 2020/21. No entanto, as duas formações marcaram apenas um golo cada, dessa forma.

Mais/Menos Cantos (3-opções) 👉 Apostar!

  • Pedro Gonçalves fez 12 golos na Liga esta temporada, mais cinco do que qualquer outro jogador. “Pote” marcou ou assistiu em cada um dos últimos três embates da competição.
  • Haris Seferovic marcou ou assistiu a cada 69 minutos em campo, o melhor registo de minutos por golo entre qualquer jogador com mais de 300 minutos esta época na Liga NOS.
  • No Benfica, Jorge Jesus ganhou sete dos 12 jogos que orientou frente ao Sporting no campeonato, o máximo de qualquer treinador das “águias” desde o arranque de 1981/82.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR