Este domingo há dérbi eterno do futebol português. O Sporting, segundo classificado, recebe o Benfica no Estádio José Alvalade, num jogo que acaba por ter uma importância maior para os “leões” do que para as “águias”. A formação leonina tem nove pontos de vantagem em relação ao seu rival e os olhos estão virados para a liderança, uma vez que a perda de pontos significará o fim quase irreversível do sonho de ainda alcançar o Porto. Ainda assim, há em jogo a honra e o peso histórico desta partida, naquele que é o último grande dérbi da época em Portugal.
[ Os ratings do dérbi da primeira volta ]

Os dois rivais já se defrontaram por duas vezes esta temporada, em ambas com vantagem para o Sporting, que foi à Luz vencer os “encarnados” por categóricos 3-1, aumentando de dois para cinco os pontos de vantagem sobre os homens da casa – num dos últimos encontros de Jorge Jesus como técnico benfiquista. Já a 29 de Janeiro, novo embate entre os dois conjuntos, desta feita na final da Taça da Liga. Aqui o Benfica até começou melhor, marcou primeiro, mas os de Alvalade deram a volta e ganharam por 2-1. Será que vamos ter novamente superioridade e leonina?
Os números que separam os rivais
[ O desempenho comparado nos últimos 5 jogos. O Benfica visitará Alvalade sem Rafa, o seu melhor rating neste período ]
Olhando para a temporada como um todo, o Sporting apresenta-se como a melhor defesa da prova, com 18 golos sofridos apenas, menos 11 que as “águias”, que por seu turno têm o melhor ataque da competição (73 tentos, mais 14 que os “verdes-e-brancos”). Os de Alvalade surgem em melhor forma nesta fase da época, com registo de cinco vitórias nos últimos cinco jogos, enquanto o Benfica perdeu um e empatou outro nesse período, resultados com peso decisivo no carácter quase de cumprir calendário deste desafio. E as estatísticas principais deste período são fiéis à ideia que ambas as equipas transmitiram ao longo da temporada, em termos ofensivos e defensivos.
Os “leões” fizeram 12 golos neste período e sofreram dois, as “águias” marcaram dez e consentiram sete, enquanto no que toca aos Expected Goals (xG), os benfiquistas ficaram, em termos de concretização, um pouco aquém do criado, com 2,5 a favor, mas estiveram em linha com os xG contra. Já o Sporting apresentou números que corroboram com rigor os golos esperados a favor (2,3) e contra (0,4).
[ Os remates de Sporting e Benfica na Liga Bwin 21/22, com os respectivos xG (quanto maior a bola, maior o xG) – golos a amarelo ]
Noutros momentos, destaque para a vantagem benfiquista na média de remates por jogo, que chega aos 18,8, contra 15,5 dos “leões”, e o empate total em disparos enquadrados, sendo que os benfiquistas foram marginalmente melhores nos duelos aéreos ganhos (55%-54%) e nas faltas cometidas (12,2-13,6), registaram um número muito superior de cantos (8,8-5,8), o que se entende pela forma de jogar das duas formações, mas terão pela frente um conjunto que assumiu a posse de bola como uma das suas imagens de marca (59%-54%).
Conclusões e expectativas? Teremos, assim, duas equipas com capacidade ofensiva semelhante nesta fase, mas uma, a anfitriã, que tem apresentado uma solidez defensiva que é sua imagem de marca, frente a outra cujas debilidades em travar os ataques contrários tem sido uma pecha. O Sporting tem sido mais dominador na posse de bola pelo que, tendo em conta a sua necessidade de vencer, bem como a qualidade que o Benfica demonstrou na Champions em jogar recuado e causar mossa no contra-ataque, podemos esperar um jogo com o conjunto leonino a ter a iniciativa, a atacar a permeável defesa “encarnada” e a expor-se às transições contrárias e a passes longos dos benfiquistas (algo em que duas equipas são boas a fazer) desde zonas bem recuadas (como mostram os mapas abaixo), pelo que não espanta que tenhamos um jogo recheado de golos.
[ O Benfica tem feito passes super aproximativos a partir de zonas mais recuadas que o Sporting, que o faz mais vezes após recuperação de posse no “miolo” ]
Ambas marcam e + de 2,5 golos 👉 Apostar!
Os protagonistas esperados no Sporting
Nos últimos cinco jogos, o nome em melhor forma nos “leões” é o de Pablo Sarabia 6.71, que fez nada menos que quatro golos. Porém, o espanhol tem sido preponderante ao longo de toda a temporada e, entre jogadores com mais de 1305 minutos disputados (50% do total possível), é também o sportinguista com melhor GoalPoint Rating acumulado.
Sarabia será, certamente, a principal ameaça à baliza benfiquista – não descurando outros, claro está -, pela sua velocidade e capacidade em aparecer nas costas das defesas contrárias em velocidade, ou nos espaços vazios a concretizar. O extremo soma 11 golos e seis assistências na Liga até ao momento e tem uma facilidade de remate que será, certamente, um dos pontos de interesse do jogo.
Mercado de marcadores de golos 👉 Apostar!
O segundo melhor rating da época entre “leões” pertence a Marcus Edwards, mas a maior parte dos seus minutos registaram-se ao servido do Vitória de Guimarães. Não é de descurar que Rúben Amorim o lance em campo, pois está em excelente forma, mas Nuno Santos (terceiro ranting) é outra das hipóteses, sendo que tem jogado muito como ala esquerdo. Assim, talvez recaia em Pedro Gonçalves a escolha para acompanhar Sarabia como homem livre nas costas de Paulinho, sabendo-se da apetência de “Pote” em aparecer nos grandes jogos, apesar da época mais cinzenta a nível interno. O português leva sete golos e outras tantas assistências esta temporada.
As figuras aguardadas no Benfica
À hora a que elaborávamos este texto ainda não haviam saído os convocados do Benfica para o jogo de Alvalade. Ainda assim é quase certa a indisponibilidade do fundamental Rafa Silva, que já não esteve no épico empate 3-3 no terreno do Liverpool. O extremo luso 6.80, que já é dono de oito golos e 15 assistências no campeonato, foi o jogador em melhor forma no Benfica nas últimas cinco jornadas, pelo que o foco do futebol de ataque deverá recair em outro elemento em grande destaque.
Darwin Núñez é o melhor marcador da Liga, com 24 golos em 24 jogos, mais três assistências, e tem andado nas bocas do mundo pelos desempenhos e os seis golos marcados na Liga dos Campeões, o que tem levado à cobiça de vários grandes emblemas europeus, a confiar nas notícias. Nas ultimas cinco partidas, o atacante uruguaio marcou quatro golos, sendo que três aconteceram na última jornada, ante a Belenenses SAD, e ainda registou uma assistência. A sua grande velocidade e capacidade para deixar defesas “nas covas”, pelo meio, mas em especial pelo lado esquerdo, será um dos pontos a explorar pelo Benfica, mas certamente também o Sporting terá uma estratégia montada para tentar travar o jovem goleador.
Factos e curiosidades do dérbi
- O Benfica é a equipa da Liga Bwin 21/22 com mais golos marcados de fora da área (9), seguindo-se precisamente o Sporting (8). Álex Grimaldo (3) é quem mais contribuiu do lado “encarnado”, do lado do Sporting há oito jogadores diferentes com um cada;
[ Os golos de fora da área das duas equipas ]
- Ao invés, o Sporting é a formação que mais golos marcou através de remates de cabeça, nada menos que 11, seguindo-se nesta lista… o Benfica, com dez. Paulinho (3) é o “leão” com mais tentos desta forma, Darwin (4) é o benfiquista que lidera;
[ Os golos de cabeça das duas formações ]
- O Sporting marca 65% dos seus golos e sofre 80% nas segundas partes dos seus jogos em casa, enquanto o Benfica, fora, sofre 57% dos seus tentos na etapa complementar e marca 57% na primeira;
Parte com mais golos: 2ª 👉 Apostar!
- Os “leões” são a segunda equipa da Liga que menos remates permite aos seus adversários no total (8,0) e na grande área (4,4); o Benfica é a terceira no total (10,1) e na área (5,4);
- As “águias” são a equipa com melhor eficácia de passe na prova (85,9%) seguindo-se precisamente o Sporting (85,3%);
- Apenas 29% dos jogos do Sporting em casa tiveram mais de 2,5 golos marcados, mas os do Benfica fora chegaram aos 71%, sendo que as “águias” registam uma média de 2,6 tentos apontados como visitantes;
Mais de 2,5 golos @1.82 👉 Apostar!
- Sporting e Benfica defrontaram-se 87 vezes com os “leões” como visitantes e o empate é total: 33 vitórias para cada lado (21 empates), com 125 golos marcados e… 125 sofridos.