Sporting e Benfica disputam no próximo sábado o último jogo “grande” da Liga NOS e do futebol português 2017/18. O título pode já não estar em jogo (a não ser matematicamente), mas a importância da “negra” mede-se em milhões, os muitos que a disputa pelo acesso à fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões reserva. Quem sair por cima no final da Liga pode deitar mão a um “bolo” melhorado. Quem ficar pelo caminho deixa de ter acesso a essa importante fonte de receita extraordinária, agora que Portugal perdeu o terceiro lugar de acesso à Liga milionária.

“Leão” económico vs. “águia” com fraqueza particular

O que mostraram até agora Sporting e Benfica na Liga 17/18? Começamos~, desta feita, pelos números acumulados, findas as 32 jornadas disputadas, para depois passar a vista pelos números mais recentes, relativos aos últimos cinco encontros de ambos os emblemas.

GoalPoint-Antevisao-Sporting-Benfica-J33-Liga-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

Os números patentes neste sumário não oferecem surpresa a quem nos segue, sobretudo aqueles que tenham conferido o último Barómetro GoalPoint do “G4” da Liga NOS (link). Chegados a esta altura resulta claro que o Benfica produziu mais, em quase todos os domínios, gerando mais acções ofensivas e permitindo menos acções perigosas na sua defesa, mas o Sporting conta com… Rui Patrício, e esse factor faz não só diferença a favor dos “leões” como destaca aquela que é, porventura, a principal fragilidade dos “encarnados”, tema que mereceu aliás análise recente, no exercício no qual “trocámos” os guardiões de emblema e apurámos o resultado dessa “transferência” na conta de golos sofridos dos rivais (link).

GoalPoint-Bruno_Varela_2017_vs_Rui_Patrício_2017-infog
Clique para ampliar

Será que o cenário muda tendo em conta as últimas cinco partidas disputadas e a boa fase leonina, em oposição à quebra das “águias?

GoalPoint-Preview-Jornada33-Sporting-Benfica-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

A resposta é… nem por isso. Mesmo tendo em conta as últimas jornadas, atribuladas para os “encarnados”, a produção benfiquista é mais exuberante, mas isso não é sinónimo de maior eficácia. Essa está com os “leões”, que mesmo produzindo menos situações de golo e permitindo mais veleidades aos adversários, vem somando os pontos que o levam, ao dia de hoje, à mesma distância para o campeão anunciado, o FC Porto. E, produção à parte, é isso que interessa.

[O resumo do último duelo entre Benfica e Sporting para a Liga NOS]

Terminamos revendo ainda os números do último dérbi entre “águas” e “leões”, disputado na Luz. Um jogo que acabou por simbolizar, na prática, tudo aquilo que vimos apontando nesta antevisão: o Benfica exerceu grande domínio ofensivo sobre o “leão”, mas a verdade é que não só o jogo acabou empatado, como os “verde-e-brancos” até partiram na frente, permitindo a igualdade já muito perto do apito final (Jonas, 90′). Não sendo nosso hábito arriscar prognósticos, deixamos essa missão para o leitor, convidando-o a deixar o seu palpite no inquérito publicado no final deste artigo, obrigado!

GoalPoint-Benfica-Sporting-LIGA-NOS-201718-Ratings
Clique para ampliar