DECORRIA o minuto seis do período de compensação quando, do meio da rua, o jovem Gorby Baptiste arriscou, disparou um “míssil” que abateu os “leões” e colocou um ponto final na invencibilidade dos de Alvalade em casa, que durava há 35 jogos consecutivos no campeonato – ou seja, foi a primeira vez que Rúben Amorim perdeu um jogo no campeonato no seu reduto desde que assumiu o leme “verde-e-branco”. Noite inesquecível para o jovem médio francês. Foi um final épico, após uma segunda parte jogada em alta rotação. Com o desaire, o segundo na Liga, a equipa lisboeta poderá ver o FC Porto a seis pontos e ficou com apenas mais três do que o SL Benfica. Para os “guerreiros” é o regresso aos triunfos depois da escorregadela em casa na última jornada contra o Marítimo.

Duelo vibrante acabou à “lei da bomba”
O Sporting foi amplamente superior na primeira metade do encontro. O SC Braga recuou as linhas – ainda ameaçou aos oito minutos num lance em que um atraso de Inácio causou calafrios –, deu a iniciativa aos “leões” – 60% vs 40% no que diz respeito à posse de bola -, que apesar do domínio, abusavam do futebol directo e pouco ameaçavam o último reduto contrário. Tudo mudou à passagem do minuto 24, altura em que Matheus Nunes descobriu de forma brilhante “Pote”, que se desmarcou, dominou e fuzilou por entre as pernas de Matheus para o 1-0, num lance inicialmente foi anulado, mas posteriormente validado com o auxílio do VAR. O número 28 marca há três jogos consecutivos diante dos “arsenalistas”.
🇵🇹 30' | Sporting 1-0 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Vamos só deixar isto aqui
Não, não é o @AndreCastro88 #LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/Jsn7cYM2TU
Este cenário fez bem ao encontro, que ganhou outra vivacidade, o perigo rondou as duas balizas, mas nem Sarabia (27’), nem Galeno (29’) conseguiram finalizar a preceito. De volta ao “onze”, Matheus Nunes esteve em grande e era o MVP ao intervalo com um rating de 6.6. Além da assistência, destacou-se com quatro passes valiosos, outros tantos aproximativos e cinco recuperações da posse.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 1-0 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
🔸 "Leão" muito mais perigoso já está em vantagem
🔸 "Pote" 🇵🇹 marcou após passe fenomenal de Matheus Nunes 🇵🇹#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/o1alFTQ3He
🇵🇹 Sporting 1-0 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Matheus Nunes 🇵🇹 6.6 🔝
🥈 Pedro Gonçalves 🇵🇹 6.4
🥉 João Palhinha 🇵🇹 5.7
🔻 Francisco Moura 🇵🇹 4.6#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/WCVtWJ6v93
Após o domínio dos campeões, que chegaram ao intervalo a vencer graças a um golo de “Pote”, os bracarenses ressurgiram das cinzas, foram mais ambiciosos, subiram as linhas, pressionaram em bloco, obrigando o Sporting a cometer erros na primeira fase de construção – Inácio, Adán, Matheus Reis e Coates que o digam – e chegaram mais vezes e com perigo à baliza contrária. Empataram por Galeno da marca dos 11 metros e confirmaram a remontada já no período de descontos. Antes do tiro certeiro de Gorby, os dois conjuntos desperdiçaram soberanas oportunidades.
E ao 6º duelo directo Carlos Carvalhal bate finalmente Rúben Amorim….
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
… e a partir da tribuna 💺
❌ 2-0 Liga 20/21, J12
❌ 1-0 Taça da Liga 20/21 🏆
❌ 0-1 Liga 20/21, J29
❌ 2-1 Supertaça 2021 🏆
❌ 1-2 Liga 21/22, J2
✅ 2-1 Liga 21/22, J19 pic.twitter.com/TglvGOFRfB
As substituições dos forasteiros resultaram em pleno, já nos da casa, Amorim não conseguiu transmitir tranquilidade à equipa, que abusou dos cruzamentos e do jogo exterior quando era preciso colocar “gelo” e critério em campo, algo que Daniel Bragança poderia acrescentar. Os minhotos tinham perdido cinco dos últimos seis últimos jogos antes desta deslocação a Alvalade. Já a turma leonina, que vinha de cinco triunfos ante dos bracarenses, somou a segunda derrota na Liga nas últimas três jornadas.
🇵🇹 Sporting 📈 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
A evolução dos expected goals ao longo dos 90 minutos
Golo de Gorby teve xG de 0.033 (3,3% de probabilidade de golo)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/iYacxa1xi7
[ Sporting muito compacto no posicionamento, mas de pouco lhe valeu ]

O MVP GoalPoint👑
“Pote” parece estar de volta à velha forma e deu na noite deste sábado mais um exemplo disso. Foi um perigo à solta, inaugurou a contagem com uma finalização de excelência – já leva 13 tiros certeiros esta época, seis dos quais na Liga -, no último suspiro não levou a melhor no “mano a mano” com Matheus, tendo ainda realizando ao todo cinco remates (quatro dos quais enquadrados), gizou um passe para finalização, recebeu oito passes aproximativos e contabilizou 50 acções com a bola. Por tudo isto, foi o melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.2.
🇵🇹 61' | Sporting 1-1 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Pote foi o autor de 3 dos 4 remates enquadrados do jogo
O outro foi o penálti de Galeno#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/iJcNuOtLZd
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
João Palhinha 6.1 – Nos 69 minutos em campo destacou-se com quatro acções defensivas no meio-campo contrário, quatro desarmes e duas intercepções.
Matheus Nunes 5.8 – Foi o melhor nos primeiros 46 minutos, mas tal como a equipa decaiu de produção na segunda parte. Fez o passe para o 1-0, dois passes aproximativos, três variações de flanco, dez recuperações de posse (máximo no duelo) e sofreu três faltas.
Paulinho 5.8 – Esteve próximo de marcar aos 60 minutos. Em termos gerais visou o alvo bracarense em três ocasiões, contribuindo ainda dois passes para finalização e venceu todos os cinco duelos aéreos ofensivos em que interveio.
🇵🇹 38' | Sporting 1-0 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Paulinho venceu os 4 duelos aéreos que disputou, todos dentro do o meio-campo do Braga#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/0IDk61OUHK
Coates 5.7 – Não esteve afinado no capítulo do passe – 13 falhados em 68, sendo que dois foram de risco e um está na génese do lance da grande penalidade convertida por Galeno.
🇵🇹 19' | Sporting 0-0 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Coates vai tentando através do passe longo, mas o único eficaz… foi para trás#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/D78ISUsFTu
Ugarte 5.6 – Aos 87 minutos travou uma investida perigosa de Abel Ruiz e recuperou a posse por duas vezes.
Ricardo Esgaio 5.6 – Esteve certinho – quatro cruzamentos, 81 acções com a bola e cinco acções defensivas no meio-campo do SC Braga -, mas não conseguiu marcar a diferença em termos ofensivos.
Feddal 5.1 – O marroquino acabou por ser sacrificado na fase de maior risco dos “leões”. Até sair, realizou quatro recuperações da posse e dois alívios.
Gonçalo Inácio 5.0 – Não foi uma das exibições do jovem central. Normalmente seguro no capítulo do passe, desta feita tremeu por diversas vezes (oito passes de risco desperdiçados) e não fossem Adán (8′ e 77’) e Ugarte (87′) e os danos poderiam ter sido ainda mais gravosos.
🇵🇹 Sporting 1-2 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
🚨 Coates (3) e Gonçalo Inácio (2) somaram 5⃣ perdas de posse em zona de risco. Fatal.
Toda a análise e ratings já a seguir, em https://t.co/QZuwKyufuG#SCPSCB #LigaBwin pic.twitter.com/FYbZt5BQmv
Adán 4.5 – A pressão bracarense obrigou o espanhol a falhar dois passes de risco – agarrou ainda um atraso “suicida” que originou um livre indirecto na área -, sem culpas dos dois golos sofridos, ainda fez uma defesa.
Matheus Reis 4.4 – Cometeu a grande penalidade sobre Galeno, perdeu a posse em 16 ocasiões e foram 12 os passes de risco falhados.
🇵🇹 64' | Sporting 1-1 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Matheus Reis venceu apenas 1 dos 6 duelos que disputou#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/zNJKXSTIYK
Sarabia 4.3 – Uma das piores exibições do espanhol, que foi mesmo de todos os jogadores utilizados aquele que obteve a pior nota. Sarabia foi autor de dois remates, dois passes valiosos, falhou cinco dos 19 passes tentados e nunca conseguiu criar perigo junto à baliza contrária.
Destaques do Braga
Fabiano 6.8 – Quem o viu na primeira parte e quem o viu na etapa final. O ala brasileiro foi o espelho da equipa, após uma primeira metade para esquecer, mas surgiu revigorado depois do intervalo e realizou uma óptima exibição. Criou uma ocasião flagrante de golo, ofereceu três passes para finalização e dois passes super aproximativos. A defender foi responsável por três acções defensivas no meio-campo adversário, dois desarmes, três intercepções, outros tantos alívios e ainda sofreu três faltas.
🇵🇹 Sporting 🆚 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Os números de Fabiano Josué 🇧🇷, que aproveitou a ausência de Yan Couto e foi dos melhores em campo#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cRvzIXdQYv
Gorby 6.3 – O médio francês, recrutado à equipa B, viveu uma noite de sonho no quarto jogo na equipa principal. Com menos de dez minutos em cena, é dele o golão que colocou o SC Braga na rota dos triunfos. Ao todo teve seis acções com a bola.
Galeno 6.0 – Perto do intervalo “adormeceu” na hora H e desperdiçou uma boa oportunidade para empatar. Mas redimiu-se na segunda parte, quando foi derrubado por Matheus Reis, e não tremeu da marca dos 11 metros. Sofreu cinco faltas e recebeu nove passes aproximativos. Não fossem os quatro maus controlos de bola e a nota teria sido ainda mais alta.
🇵🇹 55' | Sporting 1-1 Braga
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 22, 2022
Galeno (4) e Ricardo Horta (4), juntos, já sofreram tantas faltas como toda a equipa do SCP (6)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPSCB pic.twitter.com/apdmAOJppA