O Sporting de Braga foi a Alvalade bater o Sporting CP e assumir o terceiro lugar da Liga NOS, num jogo em que Abel regressou para fazer o papel de Caim, na sua estreia como treinador principal na Liga, apresentando um conjunto defensivamente organizado e ofensivamente mortífero. Os “leões” caem para o quarto lugar, com os mesmos pontos do Vitória de Guimarães.
O Jogo explicado em Números 📊
- As duas equipas entraram bem no jogo no plano ofensivo, com Wilson Eduardo e Bryan Ruiz a protagonizarem ocasiões flagrantes de golo nos primeiros minutos, isto apesar do natural domínio leonino (77% de posse). Os bracarenses tentavam colocar a bola com rapidez nos homens da frente e, ao quarto-de-hora, Wilson Eduardo voltaria a dispor de uma ocasião soberana, desperdiçada. O “leão” dominava mas o Braga produzia mais e com mais perigo, com cinco “guerreiros” a liderar os ratings nesta fase.
⏰ 15’ | Sporting 0-0 Braga
Onde andava ele? 0 passes falhados e uma ocasião flagrante criada até agr#SCPxSCB #DiaDeSporting pic.twitter.com/2YgUxibZBJ
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) December 18, 2016
- O Sporting ia falhando mais passes do que o habitual (82% de eficácia, valor baixo para o habitual dos “leões” em casa), com os “guerreiros” a aproveitarem sob o comando do veterano Alan, ponto de partida dos contra-ataques visitantes. Os “leões” procuravam sobretudo o cruzamento, com João Pereira (3) e Joel Campbell (4) como os mais insistentes.
⏰ 30’ | Sporting 0-0 Braga
Coates já tem 4 acções defensivas e não perdeu nenhum duelo#SCPxSCB #DiaDeSporting pic.twitter.com/vkUOBGUOZZ
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) December 18, 2016
- Intervalo Apesar do domínio da bola (68%), os “leões” chegaram ao intervalo com apenas um remate enquadrado, contra dois dos bracarenses. A desinspiração ofensiva transversal fazia-se notar nos ratings. Os recorrentes passes e cruzamentos falhados quebravam a dinâmica leonina, enquanto lá atrás era Coates 5.9 (100% de duelos ganhos) a somar o melhor rating (vantagem de centésimas) e a evitar maior perigo no contra-ataque bracarense, com William Carvalho 5.9 (97% de passes certos) a cotar-se como o segundo melhor “leão”. Do lado bracarense destacavam-se Vukcevic 5.9 (cinco duelos ganhos) e Alan 5.7 (uma ocasião flagrante criada).
- Com Douglas no lugar de Semedo (por lesão), a formação leonina entrou forte na segunda parte, com Gelson a levar a bola ao poste, de cabeça, aos 49 minutos, já após um primeiro cabeceamento de Coates que testou os reflexos de Matheus. Aos 61 seria a vez de Bryan Ruiz chamar o guardião brasileiro ao serviço, novamente de cabeça. O Sporting somava tantos remates aos 62 minutos (4) como em toda a primeira parte mas a bola não entrava. O Braga defendia bem, mas já não atacava.
⏰ 70’ | 0 – 1⃣
GOLO DO #SCBRAGA! ⚽ 💥Wilson Eduardo abre o marcador com um remate cruzado#LigaNOS#SCPSCB#DiaDeSporting#GoalPoint pic.twitter.com/4EEp9yGrVI
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) December 18, 2016
- Aos 70 minutos surge o golpe de teatro: em mais um perigoso contra-ataque o Braga leva a bola a bater no poste direito de Rui Patrício para, na sequência da jogada, Wilson Eduardo bater o campeão europeu com um disparo cruzado de fora da área, no primeiro remate enquadrado visitante na segunda metade.
Wilson Eduardo | 70' | Reveja aqui o 1º golo do @SCBragaOficial! #seguejogo na SPORT TV. Adira já na sua box. https://t.co/b2G9AYz00C
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2016
- Os “leões” carregariam até final mas sem clarividência, e até foram os bracarenses a dispor de uma ocasião flagrante para aumentar a vantagem em cima do apito final, num jogo em que as principais unidades do Sporting pareceram acusar fadiga, física e mental.
O Homem do Jogo 👑
O homem do jogo GoalPoint Ratings acabou por ser Sebastián Coates, com 8.0 , uruguaio que pelo desempenho defensivo (e até ofensivo) apresentado não merecia a derrota. O central venceu os 11 (!) duelos que disputou, cinco deles aéreos, somou quatro desarmes e ainda tentou colmatar a desinspiração ofensiva dos colegas, totalizando quatro remates, dois deles enquadrados.
⏰ 60’ | Sporting 0-0 Braga
Coates continua sem perder qualquer duelo e já tem 8 acções defensivas#SCPxSCB #DiaDeSporting pic.twitter.com/0yvjlTOFsJ
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) December 18, 2016
Jogadores em foco 🔺🔻
- Bryan Ruiz 6.8 – Estava a ser o “leão” mais perigoso até sair, com dois remates enquadrados e três passes para ocasião. Destacou-se ainda na marcação dos cantos, com seis eficazes.
- Joel Campbell 6.5 – Primeira parte apagada, mas melhorou muito na segunda. Acabou com sete faltas sofridas, três delas em zonas perigosas, igualando o recorde da Liga NOS.
- Wilson Eduardo 6.0 – Foi o homem decisivo do jogo, mas a sua nota acaba por ser prejudicada pelo golo que falhou isolado logo no início da partida e pelos dez duelos que perdeu.
- Gelson Martins 5.7 – O diabo à solta do costume, mas precisa de definir melhor as jogadas. Nenhum dos seus quatro remates saiu enquadrado, e falhou ainda as suas cinco tentativas de cruzamento.