as manchestes são insistentes: Jorge Jesus deseja Marcelo Meli no Sporting, uma “paixão” que supostamente acalenta desde que era treinador do Benfica. Quem é afinal o alvo desta “paixão” e o que pode oferecer ao Sporting?

Um “tourinho”

Uns chamam-lhe César outros Marcelo. César Marcelo Meli é um médio-centro de 24 anos que alinha pelo Boca Juniors desde o Verão de 2014, onde chegou por cerca de meio milhão de Euros após impressionar ao serviço do Colón.

Campeão argentino em 2015, Meli chegou a ser associado ao Valencia mas o negócio não se chegou a concretizar.

A sua afirmação no Boca não foi imediata mas em 2015 ganhou em definitivo o lugar no “miolo” azul-e-amarelo notabilizando-se sobretudo por atributos não totalmente registados pela estatística: a resistência física e a combatividade. E é isso mesmo que define Meli, mais do que o talento ou a grande influência ofensiva e defensiva: Meli é um “tourinho” voluntarioso, uma formiga de trabalho que juntamente com Gago contribuiu para uma maior solidez do meio-campo do Boca.

Apesar de não ser propriamente um “rei das assistências”, Meli gosta de oferecer passes de ruptura aos colegas, bem como de apoiar um jogo de passe curto. Não sendo uma “torre” (1,77m) Meli não só gosta de disputar duelos aéreos como o faz com relativo sucesso para a sua morfologia.

O argentino gosta também de ensaiar o drible, somando quase cinco tentativas por cada 90 minutos disputados embora apenas ultrapasse com sucesso os adversários em 39% das ocasiões.

Apesar de não ainda somar qualquer internacionalização o valor de mercado de Meli (4.0M Euros) é elevado, fazendo com que o desejo de Jesus não seja tão acessível assim.

Sobra também a dúvida sobre se a vontade em trazer Meli poderá significar a possível saída de Adrien Silva visto que, com o português no plantel, Meli teria bastantes dificuldades em justificar a titularidade.

Mesmo tendo em conta que apresenta um estilo de jogo aparentemente mais rápido, a superioridade e influência (ofensiva e defensiva) do campeão europeu no jogo leonino na última época não dão grande margen de comparação no curto prazo.

Os próximos dias dirão se Meli vestirá de verde-e-branco ou se não passa de mais um rumor. Até lá terminamos com os dados do argentino no último torneio argentino cumprido, em 2015.

Meli na Liga Argentina 2015
Jogos22
Minutos1550
Golos3
Remates p/ 90m1.7
Remates fora área p/ 90m1.0
Passes p/ ocasião p/ 90m0.7
Eficácia de passe80%
Dribles p/ 90m4.4
Eficácia de drible39%
Desarmes p/ 90m2.3

fonte: GoalPoint / Opta