o fecho de mercado de Verão 16/17 trouxe agitação talvez imprevista para os lados de Alvalade. Após um defeso relativamente calmo no que toca a entradas, os últimos dias/horas foram de grande agitação para os “leões”, com particular destaque para dois nomes que encerram a análise GoalPoint sobre as principais chegadas (neste caso regressos) ao futebol português: Elias Trindade e Lazar Markovic.

De mal-amado a investimento

Ambos os reforços acabaram por surpreender, embora por razões diferentes. Começamos por Elias. O brasileiro era, até poucas horas antes do seu regresso (ultrapassado por Bas Dost), o reforço mais caro de sempre da história do Sporting, mas nem por isso havia deixado saudades.

GoalPoint-Reforços-Sporting-Elias-Liga-NOS-201617-infog
Clique para ampliar
GoalPoint-Sporting-Elias-Adrien
O comparativo com Adrien, o dono do miolo

O rendimento abaixo do esperado durante a primeira estadia, à mistura com o conflito com a Direcção leonina antes do regresso ao Brasil tornavam tudo menos provável o que se veio a verificar: Elias vai voltar a envergar o leão ao peito, motivando até o Sporting a despender (mais) 2,5M€ no seu regresso, uma opção que parece ter claramente o dedo de Jorge Jesus, ele que nos últimos dois anos já vinha dando sinais de “afecto” por vários ex-leões que teve como rivais entre 2011 e 2013 (Insúa, Ricky Van Wolfswinkel foram outros alvos não concretizados).

A favor de Elias joga a sua passagem pelo futebol brasileiro, após abandonar Portugal. O médio-centro assumiu-se como figura central no Corinthians e até regressou até “canarinha”. Resta agora saber se o que lhe faltava para vingar em Alvalade era apenas a presença do… “mestre da táctica”.

O “menino querido”… do rival

O caso de Lazar Markovic é o oposto de Elias em praticamente todas as dimensões. O sérvio já passou por Portugal mas alinhando pelo Benfica, onde deixou uma imagem de genialidade, irreverência (mas também alguma irregularidade) que levaram o Liverpool a investir cerca de 25M€ no seu concurso após apenas uma época de “águia ao peito”.

GoalPoint-Reforços-Sporting-Markovic-Liga-NOS-201617-infog
Clique para ampliar
Sporting CP | Markovic regressa ao caminho de Jesus?
Gelson Martins é um dos valores de futuro que encontra na chegada de Markovic um aumento de concorrência

Ao contrário de Elias, Markovic não foi feliz longe dos relvados portugueses, não se afirmando nem em Liverpool nem no Fenerbahce (com Vítor Pereira), clube ao qual foi emprestado na última época, somando à iintermitência exibicional algumas lesões que dificultaram ainda mais a sua afirmação/crescimento.

Elias chega a Alvalade a título definitivo, com 31 anos, certamente para dar ainda maior solidez ao miolo leonino. Já Markovic aterra por empréstimo de uma época, naquela que parece ser uma jogada de curto prazo, na procura de rendimento imediato, dentro e fora de portas, naquela que será uma época mais exigente para os “leões” e na qual Jorge Jesus sabe não poder falhar, caso queira manter o seu estatuto de criador de equipas campeãs.