Os sócios do Sporting escolhem não só o próximo presidente leonino como também o próximo treinador, já no próximo sábado. Com uma das candidaturas a anunciar o espanhol Juande Ramos como alternativa a Jorge Jesus, decidimos preparar um comparativo rápido da carreira dos dois homens de banco.

GoalPoint-Jorge-Jesus-vs-Juande-Ramos-Sporting-1-infog
Clique para ampliar

A unir Jorge Jesus e Juande Ramos apenas a… idade e a quantidade de clubes representados ao longo da carreira. Dois percursos diferentes e certamente duas maneiras distintas de pensar o futebol. De Jorge Jesus pouco há a dizer, com destaque para o efeito que teve sobre os resultados do Benfica, devidamente analisado aqui, aquando da sua mudança para Alvalade. Desde então, e apesar de ainda não ter atingido os objectivos a que se propôs, o “mestre da táctica” juntou mais uma Supertaça a uma sala de troféus que ganhou forma ao serviço do rival.

GP---info---Jesus6anos---30Mai2015
Clique na infografia para ampliar (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)

Já Juande Ramos é, sobretudo por comparação, um “treinador do mundo”, apesar de ter sido em Espanha que se destacou, em particular ao serviço do Sevilha, onde deu início ao historial europeu vencedor do clube andaluz (duas Taças UEFA e uma Supertaça europeia entre 2005 e 2006), conquistando ainda uma Taça e uma Supertaça espanholas. Seguiu-se Inglaterra (Tottenham, onde ganhou uma Taça da Liga inglesa em 2008, o seu último troféu), o regresso a Espanha (Real Madrid) e nova aventura na Ucrânia (Dnipro), com um regresso fugaz a Málaga já esta época.

Quem é o homem indicado para comandar os leões? O melhor treinador português da década ou o cidadão do mundo com títulos europeus? A escolha cabe aos sócios do Sporting, nós cá estaremos para medir os resultados desportivos a mesma.