O Sporting venceu este sábado por 2-1 no terreno do Boavista, no Bessa, com o golo decisivo a ser apontado nos descontos, por Bruno Fernandes, na conversão de uma grande penalidade. Com este penálti, o “leão” cimentou a condição de líder absoluto na conversão destes lances na Liga NOS 2018/19.

Sporting-penaltis-Facto-do-Dia-18-19-infog
Clique para ampliar

 

Ao todo, a formação de Alvalade soma 12 castigos máximos a favor no campeonato. Um número “redondo” que está muito acima das outras equipas em prova, mais concretamente o dobro dos “perseguidores” mais próximos no que a grandes penalidades diz respeito, como pode conferir na tabela abaixo. E na conversão, a eficácia é absoluta.

ClubePenáltis convertidosPenáltis a favor
Sporting1212
Vitoria de Guimaraes 66
Belenenses SAD 56
Nacional 56
Chaves 46
Rio Ave 44
Braga 44
Benfica 35
Boavista 34
Santa Clara 34
Portimonense 34
Feirense 33
Tondela 33
Vitoria de Setubal 23
Maritimo 22
FC Porto 12
Moreirense 11
Aves 11

Fonte: GoalPoint/Opta

O Vitória de Guimarães é a segunda equipa com mais golos de penálti, nada menos que seis, tendo convertido todas as suas tentativas. Ao todo são quatro as equipas com seis castigos máximos a favor – Vitória, Belenenses, Nacional e Desportivo de Chaves -, o segundo número mais alto a seguir ao Sporting, rigorosamente metade dos lances leoninos. O “leão” também os converteu todos, sendo uma equipa verdadeiramente letal na conclusão deste tipo de lances, com sucesso absoluto quer por Bas Dost, quer por Bruno Fernandes.

Se olharmos somente para os cinco primeiros classificados da Liga, vemos que Benfica (5), Porto (1), Sporting de Braga (4) e Moreirense (1) somam, em conjunto, 11 grandes penalidades a favor, aquém do registo sportinguista, sendo que não mostram a mesma eficácia do “leão” – registam em conjunto nove golos na sequência destes lances.

Ainda em relação a este encontro, destaque para Sebastián Coates. O central uruguaio foi o melhor em campo, precisamente no 150º jogo de leão ao peito. E nesta partida foi estabelecido um novo máximo na Liga: o Sporting passou a ser a equipa com mais remates de cabeça num jogo da prova em 2018/19, nada menos que nove, batendo o registo anterior de oito que pertencia ao FC Porto (em casa com o Tondela), Moreirense (na recepção ao Feirense) e também ao “leão” (na casa do Rio Ave).