A PÓS um início de época de altos e baixos, o Sporting encontrou o rumo das vitórias. Além de ter coleccionado o sétimo triunfo consecutivo, a equipa de Rúben Amorim tem colocado uma elevada nota artística nas suas exibições, algo que ficou patente no triunfo alcançado na noite desta quinta-feira na recepção aos Paços de Ferreira. Foram apontados três golos, todos na etapa inicial, mas o “score” poderia ter sido ainda mais dilatado, não fosse o desacerto na segunda parte e as boas intervenções de Jordi. Pedro Porro, Nuno Santos e Paulinho foram os goleadores de serviço perante um frágil Paços, que apenas soma dois pontos em 14 jornadas e que esta temporada, em 18 partidas em todas as provas, ainda não venceu, somando quatro empates e 14 desaires. O precipício está cada vez mais próximo…
Verdes e brancos “desmontaram” móvel amarelo
Irresistível. Foi assim que se apresentou o Sporting nos primeiros 46 minutos de jogo em Alvalade. Rápido nos seus processos, o “leão” reinou de forma natural perante os castores com um futebol agressivo, criativo e eficaz. A tormenta para os pacenses começou pouco depois do apito inicial, altura em que Porro, qual ponta-de-lança, inaugurou a contenda finalizando um centro de Nuno Santos – Jordi não ficou nada bem na fotografia -, e a partir daí a formação de Alvalade não mais tirou o pé do acelerador, continuou a pressionar e foi asfixiando o adversário. O segundo golo ia rondando a baliza do opositor e não apanhou ninguém de surpresa quando Nuno Santos culminou um contra-ataque perfeito conduzido por Marcus Edwards e carimbou o 2-0.
🇵🇹 24' | Sporting 2-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
🔸 Nuno Santos: 42%
🔸 Edwards: 50%#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV https://t.co/hEmrDp4oy3
O Paços, que se desorganizava com tremenda facilidade, apenas deu sinais de vida à passagem do minuto 42, mas Holsgrove não conseguiu bater Adán. Já em cima do intervalo, o “leão” voltou a mostrar os dentes e desmontou o “móvel”: Porro cruzou com conta, peso e medida e Paulinho deixou a tribuna leonina ao rubro… Nuno Santos era o melhor em cena nesta fase com um golo, uma assistência, sete recuperações de posse e um GoalPoint Rating de 7.8.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 3-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
🟡 Jogo praticamente de sentido único
🟢 Leão aproveitou erros e adiantamento defensivo
🟡 Castores pouco mais que inofensivos#Ligabwin #LigaPortugalbwin #SCPFCPF pic.twitter.com/W7K9LBL6gd
🇵🇹 Sporting 3-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Nuno Santos 🇵🇹 7.8 🔝
🥈 Pedro Porro 🇪🇸 6.9
🥉 Paulinho 🇵🇹 6.8
🔻 Jordi Martins 🇧🇷 3.1#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/WUDzTEC95c
Com o conforto de três golos no bolso, os leões tentaram aumentar a vantagem, mas ora a falta de pontaria na hora H, ora as defesas de Jordi deixaram o “placard” como estava. A equipa da Capital do Móvel foi mais afoita nesta fase e ainda ameaçou o golo de honra, mas Adán foi gigante e defendeu um remate de Butzke. O duelo fica ainda marcado pela expulsão de Essugo, que carregou de forma imprudente Holsgrove, e pela homenagem ao capitão Coates, que cumpriu o jogo 300 com as cores leoninas.
[ O Sporting nem precisou de jogar muito subido ]
MVP GoalPoint: Nuno Santos👑
Está a voar no flanco esquerdo e, neste momento, é uma peça imprescindível para Rúben Amorim. Sempre ligado à corrente, brilhou com um golo, uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes, carimbou cinco cruzamentos, tendo ainda contabilizado cinco acções com a bola na área contrária, nove recuperações de posse e sofreu duas faltas. Jogo de mão meia cheia que fez com que levasse para casa o título de MVP com um GoalPoint Rating de 8.2.
🇵🇹 Sporting 🆚 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Nuno Santos 🇵🇹 marcou, assistiu, e continua a mostrar rendimento ao nível dos melhores do campeonato ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/qxTiFxXS2X
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Pedro Porro 7.9
Se Nuno Santos brilha na esquerda, na asa contrária Porro não fica atrás. O espanhol também tem pilhas que nunca mais acabam. Frente ao Paços esteve em foco com um golo, uma assistência, cinco cruzamentos, quatro passes progressivos, 66 acções com a bola, quatro acções com a bola na área adversária, três desarmes, três acções defensivas no meio-campo contrário e sofreu quatro faltas.
🇵🇹 Sporting 🆚 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Tal como Nuno Santos, Pedro Porro 🇪🇸 esteve em 2 golos, e foi o leão que mais duelos ganhou (7)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/iLlzGeoKeM
Paulinho 7.8
Chegou aos nove golos esta época, sendo que marca há três jogos consecutivos, algo inédito desde que está no Sporting. Muito envolvido na manobra ofensiva da equipa, saiu de cena aos 76′ com cinco remates (dois enquadrados), recebeu 12 passes progressivos, coleccionou seis acções com o “esférico” na área adversária.
🇵🇹 Sporting 🆚 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
O melhor Paulinho 🇵🇹 apareceu também no campeonato desta vez#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/vJ8dqEhdXv
Gonçalo Inácio 6.4
Sempre seguro, destacou-se com o critério que apresentou no capítulo do passe – seis passes falhados em 75 tentados (92% de eficácia) -, quatro passes progressivos, duas variações de flanco, seis recuperações de bola, três acções defensivas no meio-campo adversário, dois desarmes e outras tantas intercepções.
Trincão 6.3
Mais uma boa partida do avançado, autor de um remate, dois passes para finalização, cinco acções com a bola na área pacense e três recuperações de bola.
Coates 6.2
Noite especial para o capitão (300º jogo pelos leões), que manteve a bitola habitual e foi o esteio da equipa. Dos seus dados, realce para 13 passes progressivos, oito recuperações de bola e dois alívios.
🇵🇹 35' | Sporting 2-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Coates somou 7 passes progressivos na primeira meia hora#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/ifVkBYV6Cj
🇵🇹 Sporting 🆚 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
De emprestado a histórico Capitán: Seba Coates 🇺🇾 fez o 3⃣0⃣0⃣ jogo pelo #SportingCP e saiu de campo com mais doo dobro dos passes progressivos de qualquer outro jogador em campo ⭐️#LigaBwin #SCPFCPF #RatersGonnaRate pic.twitter.com/REpizknQEF
Matheus Reis 5.9
Importante na primeira fase de construcção – falhou apenas cinco passes em 72 (eficácia de 93%) -, contabilizou quatro recuperações de bola e seis passes progressivos.
Pedro Gonçalves 5.6
Com a lesão de Morita, recuou no terreno, mas nem assim perdeu preponderância na manobra da equipa. Dos números que fez, destaque para dois remates, uma ocasião flagrante falhada, cinco recuperações de bola, nove perdas da posse e três desarmes. Viu o quinto amarelo na prova e vai falhar a deslocação aos Barreiros na próxima jornada.
Marcus Edwards 5.4
Outra das motas leoninas, gizou uma assistência para o 2-0, três remates, seis acções com a bola na área contrária, quatro conduções progressivas. Em sentido inverso, registou 12 perdas de bola e sofreu quatro desarmes.
Dário Essugo 4.6
Estava a passar com distinção no teste da titularidade, mas uma entrada fora de tempo, levou à expulsão. Até ao minuto 84 tinha registado 35 passes em 40 tentados (eficácia de 88%), três passes progressivos, seis recuperações de bola, cinco desarmes e cometeu outras tantas faltas.
🇵🇹 70' | Sporting 3-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Dário Essugo lidera em desarmes (4) e só falhou 3 passes#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/5JIU8QOgCY
Destaques do Paços de Ferreira
Erick Ferigra 5.8
Foi o melhor dos visitantes com quatro passes progressivos, quatro intercepções, três alívios e dois remates bloqueados.
Flávio Ramos 5.5
Autor de três desarmes, quatro alívios e um remate bloqueado.
Jordi 4.0
Mal batido no lance do primeiro golo, ainda tentou redimir-se com duas defesas.