Sporting 🆚 Portimonense | Quatro “rugidos” esmagam algarvios

-

OPortimonense chegou a Alvalade com quatro triunfos em cinco jornadas, esperava-se um duro teste para o Sporting, mas a turma de Rúben Amorim rugiu de forma categórica, foi competente, dominou quase por completo o duelo, materializou parte das ocasiões que criou, manteve as redes de Adán em branco e goleou, marcando dois golos em cada um dos períodos. Trincão bisou na primeira metade, Pedro Gonçalves – com um desvio em Pedrão e Nuno Santos juntaram-se ao golo de goleadores.

GoalPoint-Sporting-Portimonense-Liga-Bwin-202223-Ratings

Pressionar, marcar, gerir e festejar

O Sporting esteve imparável no início da primeira parte, viu o Portimonense ameaçar no período intermédio e os “leões” voltaram a rugir na parte final deste período. Com um futebol pressionante, envolvente e objectivo, a turma leonina lançou o isco e viu-se na liderança do “placard” logo aos sete minutos através de Trincão.

A equipa da casa continuou a dominar, ainda rondou o segundo tento através de Trincão (17’) e Rochinha (21’), mas abrandou e viu os algarvios subiram alguns metros no terreno e começarem a rondar a baliza de Adán. O espanhol negou a festa ao estreante Gonçalo Costa (24’), Welington Jr. atirou com força ao lado (33’), mas o segundo golo do encontro surgiu nas redes contrárias: num contra-ataque bem orquestrado, Edwards interceptou um passe de Rochez, encontrou Rochinha, que centrou com precisão para o bis de Trincão.

Ao cabo dos primeiros 46 minutos, os números consubstanciavam a superioridade leonina. Autor de três remates, dois golos, 22 acções com a bola, sendo que quatro foram na área do Portimonense, e uma condução aproximativa, o camisola 17 era o MVP com um GoalPoint Rating de 7.7.

Com diversas paragens, a segunda parte ficou marcada pela saída por lesão de Neto (54’), pelos golos de Pedro Gonçalves (73’) e de Nuno Santos (76’) e pela gestão que o timoneiro “verde-e-branco” conseguiu fazer rodando o plantel e dando mais quilómetros a diversos jogadores, casos de Paulinho (muito aplaudido) e do reforço Alexandropoulos. Foi um triunfo justo (o mais dilatado da temporada) e muito saudado pelos 29.782 espectadores que estiveram na tarde deste sábado no reduto dos “leões”.

[ Curiosa a ligação entre Morita e Inácio, e o central saiu bem cedo do jogo, por lesão ]

GoalPoint-Sporting-Portimonense-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Trincão 👑

Qual ketchup? Trincão demorou em encontrar a rota dos golos, mas assim que o fez em Frankfurt, começaram a aparecer a rodos. Mais solto e confiante, o avançado vai começando a justificar a aposta nele feita pelo treinador. Sempre ligado à corrente, foi decisivo com dois golos, mas foi além disso, saindo de cena com seis remates (três enquadrados), 57 acções com a bola (cinco na área adversária), três conduções aproximativas, nove recuperações de posse e duas faltas sofridas. O título de MVP foi alicerçado num excelente GoalPoint Rating de 8.1.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Pedro Gonçalves 7.2

Amorim vai aproveitando a polivalência do número 28, que iniciou o jogo ao lado de Morita e finalizou no ataque ao lado de Trincão e de Paulinho. “Pote” foi de ouro com um golo (a bola tocou em Pedrão), dois remates, uma eficácia de 92% no capítulo do passe (quatro falhados em 49 tentados), acertou os quatro passes longos que arriscou, tendo ainda realizado cinco passes aproximativos, dois super aproximativos, contabilizou quatro acções com o esférico na área contrária e chegou às oito recuperações. A rever, os quatro desarmes sofridos e três maus controlos de bola anotados.

Ricardo Esgaio 6.4

Nem sempre bem compreendido pela massa adepta do Sporting, o polivalente defesa foi uma das unidades em destaque esta tarde. Foi o primeiro a ameaçar o golo logo aos seis minutos e esteve seguro em todas as acções que protagonizou, com realce para cinco recuperações da posse, três desarmes, duas intercepções e 56 acções com a bola.

Coates 6.2

Sem muito trabalho em termos defensivos, o capitão concluiu com 89% de eficácia os passes feitos (24 correctos em 27 realizados), chegou às nove recuperações de bola, três alívios e uma intercepção.

Ugarte 6.2

Atravessa um bom momento e deixou isso vincado nos 37 minutos em que actuou, com um remate perigoso, 15 passes certos em 17 tentados, 25 acções com a bola, quatro recuperações e dois desarmes.

Nuno Santos 6.0

Seja em que posição for, vai respondendo presente. Autor do golo que fechou as contas, tal como ocorreu em Frankfurt, foi um dos elementos mais dinâmicos em campo. Carimbou seis cruzamentos, 57 acções com a bola e seis recuperações da posse.

Marcus Edwards 6.0

É dele a recuperação que está na génese do 2-0. Nos 59 minutos em que jogou, o inglês fez dois remates, quatro passes aproximativos, 44 acções com o esférico (quatro na área algarvia) e três conduções aproximativas.

Pedro Porro 5.9

Autor da assistência para o 3-0, tendo em 37 minutos gizado 40 acções com a bola, dois dribles eficazes em dois tentados e três conduções aproximativas.

Paulinho 5.9

Muito aplaudido pelos adeptos, surgiu em foco com um remate, um passe de calcanhar que por pouco não abriu o caminho para o “hat-trick” de Trincão (uma ocasião flagrante de golo criada) e 18 acções com a bola.

Sotiris Alexandropoulos 5.8

Vai ganhando rodagem. Em 31 minutos foi a tempo de orquestrar um passe para finalização, teve uma eficácia no capítulo do passe de 91%, teve duas acções defensivas no meio-campo adversário e dois desarmes.

Destaques do Portimonense

Pedrão 6.1

Óptima exibição do defesa-central brasileiro. Rápido e seguro, foi a melhor unidade dos algarvios com quatro passes aproximativos, cinco recuperações de bola, cinco intercepções, três alívios e um corte decisivo.

Ouattara 5.8

O costa-marfinense contabilizou dois cruzamentos, 41 acções com a bola e levou a melhor nos três duelos aéreos defensivos em que interveio.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.