Sporting 🆚 Porto | Antevisão e dicas de betting

-

TotoRating BannerO ano começa da melhor forma, com uma 15ª jornada quente. Tão quente que nos oferece de imediato um “clássico”. Sporting e FC Porto defrontam-se no domingo, pelas 17h30 no Estádio José Alvalade, num encontro que promete muita competição e equilíbrio, tendo em conta o histórico recente de confrontos entre as duas formações, com o “leão” como anfitrião.

Mais do que olhar para o passado longínquo dos embates entre os dois emblemas, importa analisar as tendências actuais, e estas surgem de diversas formas. Se é verdade que a História e as suas curiosidades valem o que valem, o certo é que temos assistido ao consolidar de uma tendência que vem de longe. Um dos pontos mais relevantes no pré-jogo é o facto de o FC Porto entrar para esta partida sem qualquer vitória em casa do Sporting para o campeonato há 11 anos. É verdade, o último triunfo portista como visitante neste “clássico” remonta a Outubro de 2008, na altura na quinta jornada, por 2-1. Desde então nunca mais o emblema da Invicta conseguiu levar os três pontos de Alvalade. Aliás, nos dez jogos subsequentes a esse êxito registaram-se nada menos que seis empates.

Os dois últimos desafios entre os dois rivais, em Lisboa, a contar para a Liga terminaram mesmo sem golos – os “dragões” estão assim sem marcar neste embate desde que Sérgio Conceição é técnico dos “azuis-e-brancos”. Será que este aparente padrão em desenvolvimento vai ter um fim? É difícil fazer previsões em jogos deste calibre, restando-nos olhar para os números das duas equipas esta temporada, a começar pelos últimos cinco jogos.

GoalPoint-Preview-Jornada15-Sporting-Porto-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

👉 Aposta no grande “Clássico” com a bet.pt!

Uma primeira análise à época das duas equipas aponta a um favoritismo do Porto. Em segundo lugar, com nove pontos de vantagem na tabela em relação ao terceiro classificado Sporting, os “dragões” mostram argumentos e uma regularidade que os “leões” ainda não alcançaram, sendo já orientados pelo terceiro treinador esta temporada. Mas há dados contraditórios. Se é verdade que mesmo em momentos de menor fulgor o Sporting conseguiu contrariar regularmente a força portista, os últimos encontros dizem-nos mesmo que será tudo menos “favas contadas” para o emblema do Norte.

O Sporting vem de três vitórias consecutivas em casa, bem como de uma goleada nos Açores, frente ao Santa Clara, mostrando estar a consolidar o seu futebol. Nos últimos cinco jogos, as duas equipas apresentaram a mesma média de golos marcados (1,6), e se é verdade que o Porto sofreu menos golos, também é facto que a formação leonina vem mostrando um fulgor ofensivo interessante – registou 18,2 remates por 90 minutos, mais seis em média que o seu rival, e conseguiu melhores situações de golo, com 1,9 golos esperados (xG) para 1,3 dos “azuis-e-brancos”.

Estes números podem ser lidos de várias formas: se por um lado o Sporting surge mais incisivo no ataque, o que pode causar problemas ao conjunto forasteiro, por outro o Porto tem sabido lidar bem com os ataques alheios, mostrando uma consistência defensiva em grande parte sustentada no facto de ser a equipa que menos remates permite na sua grande área (2,6). Detalhes que podem equilibrar as contas e anular eventuais vantagens, correndo o risco de assistirmos ao terceiro nulo consecutivo.

Empate Sem Golos @ 10.50 👉 Apostar!

Em contraponto a esta qualidade portista, o Sporting entra neste desafio como a equipa que mais remata de forra da área (5,8), pelo que poderá encontrar aqui uma forma de contornar a muralha defensiva contrária. Se levarmos ainda em conta que os “leões” marcaram sempre em casa e registam uma média de 1,8 golos nos jogos ante o seu público, e o Porto marcou sempre na condição de visitante, com 1,4 tentos no seu registo (sendo também a equipa com mais remates enquadrados por 90 minutos – 6,1), poderemos estar perante um jogo equilibrado, sim, mas com golos de ambos os lados, quebrando a monotonia dos dois últimos embates.

Ambas as equipas marcam @ 1.66 👉 Apostar!

O “bombardeiro” Bruno e o driblador Vietto

Nestes jogos por vezes surgem jogadores que decidem por si os acontecimentos e cada um dos emblemas tem intérpretes capazes de o fazer. Do lado do Sporting há um nome óbvio, o de Bruno Fernandes, que geralmente não se deixa intimidar pelo nome dos oponentes. O médio é o “leão” com o melhor GoalPoint Rating até ao “clássico” e é, seguramente, um dos nomes que poderão, de um momento para o outro, desequilibrar as operações.

O internacional luso leva seis golos e sete assistências em 13 partidas na Liga NOS 2019/20, tendo influência directa em 54,2% dos golos leoninos, quer facturando, quer dando a marcar aos colegas de equipa. Não espanta que assim seja, pois nos principais “tops” da Liga NOS esta temporada, Bruno lidera claramente no número de passes para finalização a cada 90 minutos (3,86).

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Passes-finalizacao-20-infog
Clique para ampliar

Mas o Sporting não é só o seu capitão. Uma das contratações desta época, e a mostrar credenciais, Luciano Vietto é dono do segundo melhor rating leonino até ao momento e pode ter uma palavra a dizer. O argentino é o jogador dos lisboetas que mais tenta o drible por 90 minutos (3,8), com um registo de 2,3 (62% de eficácia), para além de que soma já três golos e outras tantas assistências. E regista somente menos uma décima do que Bruno Fernandes em termos de remates por 90 minutos (3,3). Será certamente um dos elementos a ter em atenção.

O Zé dos golos bonitos

Alguns problemas físicos têm limitado a utilização do cabo-verdiano do FC Porto, Zé Luís, mas o seu peso no futebol do “dragão” é indiscutível. Para além de ser o terceiro melhor marcador do campeonato, com sete golos (0,83 por 90 minutos, segundo valor mais alto, atrás dos 0,89 do benfiquista Pizzi), é também o portista com melhor GoalPoint Rating, sendo dono de golos tão importantes (marcou no Estádio da Luz), como de belo efeito – é terceiro classificado no Puskas Rating, no qual utilizamos a estatística e critérios bem definidos para criar um ranking dos melhores golos do nosso campeonato -, como o tento que apontou ao Paços de Ferreira, na 12ª jornada.


O golo de Zé Luís ao Paços de Ferreira

Zé Luís é o portista que mais remata, nada menos que 3,4 vezes a cada 90 minutos, sendo o jogador com mais de 630 minutos de utilização (metade do total das 14 jornadas) com o número máximo de disparos enquadrados a cada 90 minutos (2,0). E apresenta uma taxa de conversão de remates de 24%, segundo mais alto entre jogadores do “dragão” – atrás dos 27% de Alex Telles, embora este seja o batedor de penáltis da equipa.

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Remates-enquadrados-22-infog
Clique para ampliar

E não nos podemos esquecer de um dos principais criativos da equipa de Sérgio Conceição. Otávio Monteiro tem sido utilizado maioritariamente do lado direito do meio-campo “azul-e-branco”, registando o segundo melhor rating acumulado da equipa e o melhor dos últimos cinco jogos (6.89).

O brasileiro é, neste momento, o segundo jogador com mais passes para finalização de bola corrida (1,85), atrás de Bruno Fernandes (2,55) e é o quinto que sofre mais faltar no último terço do terreno (1,20). Um elemento de constante perturbação para as defesas contrárias.

Nota: As odds utilizadas são provenientes da Bet.pt e referentes à data de redacção dos prognósticos. Boa sorte e jogue com responsabilidade.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR