NÃO foi fácil, mas o Sporting levou a melhor sobre o Santa Clara e agendou uma vaga na final da edição desta época da Taça da Liga, vingando, assim, o desaire sofrido há poucas semanas no campeonato. Os detentores do troféu estiveram a perder, mas conseguiram dar a volta ao golo de Lincoln, com o contributo involuntário de Villanueva e o acerto de Sarabia da marca dos 11 metros, numa jogada que deixou os açorianos com um elemento a menos (Rui Costa foi expulso). No próximo sábado, diante do rival da Segunda Circular (o Benfica), Rúben Amorim irá tentar vencer a competição pela terceira vez consecutiva, já os insulares falham uma inédita presença no jogo decisivo.

Sporting entrou a perder mas deu a volta ao texto
O “leão” entrou a todo o gás e, fruto de uma forte pressão que bloqueava a primeira fase de construção, foi remetendo o conjunto de Mário Silva ao seu último reduto. Porém, quando aos 14 minutos Cryzan atirou à figura de Adán, o jogo começou a equilibrar-se. O Sporting, com um meio-campo mais de combate – Ugarte juntou-se a Palhinha –, não encontrava antídoto para ultrapassar o 1x5x4x1 contrário e apenas conseguia construir com qualidade quando a bola chegava aos pés de Matheus Reis ou Nuno Santos acelerava pelo corredor canhoto.
🏆🌨️ 30' | Sporting 0-0 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
SCP vai dando clara preferência ao lado esquerdo para atacar. [2] Matheus Reis e [11] Nuno Santos já trocaram 22 vezes a bola#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/MPnqw9ihxF
Quando aos 32 minutos Lincoln descobriu o caminho do golo, enganando tudo e todos, as contas do detentor do troféu ficaram baralhadas. Valeu, no entanto, um erro de Villanueva, que ao tentar cortar um cruzamento de Nuno Santos, enganou-se nas coordenadas e marcou na própria baliza, aos 40 minutos. Até ao intervalo, Tabata testou os reflexos de Ricardo Fernandes (44′) e Cryzan atirou aos ferros, num lance em que a acção de Adán foi determinante. Lincoln era o melhor em cena, com um rating de 7.2, graças ao golo que apontou, dois dribles eficazes em dois tentados, quatro alívios e duas faltas sofridas.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 1-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
🔸 Açorianos, por Lincoln 🇧🇷, marcaram numa das poucas vezes que subiram no terreno
🔸 Villanueva 🇻🇪 fez autogolo perto do descanso#AllianzCup #FinalFour #TaçaDaLiga #SCPCDSC pic.twitter.com/IZot27nBUU
🏆🌨️ Sporting 1-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Lincoln Henrique 🇧🇷 7.1 🔝
🥈 Bruno Tabata 🇧🇷 6.4
🥉 Mansur Lima 🇧🇷 6.1
🔻 Mikel Villanueva 🇻🇪 4.3#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Q7ATYDC020
No recomeço houve um ascendente leonino, mas os açorianos iam conseguindo controlar as acções, até que todo o cenário da partida se alterou, decorria o minuto 63. Rui Costa foi expulso pelo árbitro António Nobre por travar um remate de Sarabia com um dos braços. Grande penalidade assinalada, o avançado espanhol carimbou o 2-1 e os “leões” sentenciaram o duelo.
🏆🌨️ 82' | Sporting 2-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
As 100 ações com bola de Matheus Reis como… central#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/VG0uZmt9Kp
Ainda estiveram próximos de ampliar a vantagem, mas o “suplente” Paulinho primeiro viu Ricardo agigantar-se e, segundos depois, falhou de forma escandalosa quando tinha a baliza à mercê. Até ao apito final o Sporting controlou as incidências e agendou encontro com o rival Benfica para o próximo sábado.
🏆🌨️ 90+5' | Sporting 2-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
Paulinho, completamente sozinho, desenquadrou este remate (a vermelho) de 0,52 xG#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/ZmWqeFWhbU
[ Nuno Santos esteve sempre muito em jogo na canhota ]

O MVP GoalPoint👑
Lincoln é um dos nomes em destaque nas provas nacionais esta época. O médio voltou a exibir-se em alto nível na noite desta quarta-feira e foi o MVP do encontro com um GoalPoint Rating de 7.5. O estratega dos açorianos atacou com critério e ainda foi importante no processo defensivo. Feitas as coisas, apontou um grande golo na conversão de um livre directo, tendo ainda realizado um passe valioso, cinco recuperações, dois desarmes, cinco alívios e sofreu quatro faltas (máximo no duelo). Apesar da excelente “performance”, mais uma, não conseguiu levar a sua equipa à tão desejada final.
🏆🌨️ 50' | Sporting 1-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
Lincoln ganhou 5 dos 6 duelos que disputou com Ugarte#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/qGS2PGsz4i
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Bruno Tabata 6.5 – Foi uma das surpresas no “onze” leonino na vaga habitualmente que pertence a Paulinho. Com liberdade de movimentos, esteve muito activo e foi o melhor dos “leões”. Realce para os três remates (dois enquadrados), três passes para finalização, seis valiosos, dez passes aproximativos recebidos e sete acções com a bola na área contrária.
🏆🌨️ Sporting 🆚 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
No dia em que houve rumores sobre a sua saída, Bruno Tabata 🇧🇷 foi o melhor do SCP e voltou a mostrar ser alternativa muito séria para o centro do ataque#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/kkAszQeBjg
Sarabia 6.5 – O espanhol esteve apagado diante do SC Braga, mas regressou à bitola que tem apresentado. Não tremeu da marca de grande penalidade, tendo terminado o jogo com quatro remates, três passes valiosos três acções com o esférico na área insular. É dele o remate que Rui Costa travou e que esteve na origem do penálti.
Matheus Reis 6.3 – Assumiu uma acção preponderante na construção dos lances ofensivos e obteve o máximo de acções com a bola, 114 no total. Em termos de eficácia, atingiu os 93% neste capítulo (apenas seis falhados em 92 tentados). Além disso, foi autor de dois remates, sete recuperações de bola e dois desarmes. O defesa é cada vez mais um elemento importante no esquema leonino.
Neto 6.2 – Não comprometeu e esteve seguro substituindo Coates. Destaque para as óptimas oito conduções aproximativas feitas, seis recuperações da posse e três variações de flanco, bem como o máximo de passes certos (89).
Ugarte 6.1 – Jogou pela primeira vez a titular ao lado de Palhinha e protagonizou um duelo deveras interessante com Lincoln. Estóico, coleccionou cinco acções defensivas no meio-campo adversário, três desarmes, quatro intercepções, dois alívios e bloqueou dois passes/cruzamentos do Santa Clara. A rever, as seis faltas cometidas e os quatro desarmes sofridos.
🏆🌨️ 25' | Sporting 0-0 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
As 4 ações defensivas que Ugarte já acumula em 25 minutos, todas em zonas bem adiantadas no terreno#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/vVufV7Ernz
Gonçalo Inácio 6.1 – Não comprometeu no capítulo do passe (74 certos em 77 feitos – eficácia de 96%), ao contrário do que ocorreu frente ao Braga.
🏆🌨️ 40' | Sporting 0-1 Santa Clara
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2022
Gonçalo Inácio fez 2 dos 3 passes super aproximativos do SCP#AllianzCup #FinalFour #SCPCDSC pic.twitter.com/9y1xNAqaQE
João Palhinha 5.8 – Seguro, entendeu-se bem com Ugarte. Até sair, destacou-se nos quatro duelos aéreos ofensivos que venceu em seis, contabilizou três intercepções e dois alívios.
Adán 5.8 – O espanhol parece ter sido apanhado desprevenido no lance do golo açoriano, mas não mais comprometeu, tendo realizado seis intervenções. Em cima do intervalo travou um remate de Cryzan que levava a direcção do fundo das redes.
Ricardo Esgaio 5.5 – Mais solto ofensivamente, comparativamente dos últimos encontros. O ala orquestrou dois passes para finalização, quatro cruzamentos e três acções defensivas no meio-campo adversário.
Nuno Santos 5.4 – Muito activo no corredor esquerdo, deixou um primeiro aviso aos 15 minutos, e aos 40 voltou a centrar de forma perigosa, com Villanueva a fazer autogolo. Sofreu três faltas.
Paulinho 5.2 – Nos 26 minutos em que actuou foi a tempo de testar o alvo em três ocasiões, dois dos tiros foram enquadrados e o outro redundou num falhanço incrível.
"Às vezes há momentos que parecem inexplicáveis" 🥶@Sporting_CP #sporttvportugal #AllianzCup #TaçadaLiga #sportingclubedeportugal #sportingcp #sporting #SCP #cdsantaclara #santaclara #SCPCDSC #Paulinho pic.twitter.com/znx3b51LSb
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) January 26, 2022
Destaques do Santa Clara
Mansur 6.3 – Muito disponível, destacou-se essencialmente a defender com quatro desarmes, sete alívios e três recuperações de posse.
Júlio Romão 5.9 – Não é Morita, mas não desperdiçou a oportunidade concedida. Foi 100% eficaz no capítulo do passe – nove certos em nove realizados -, recuperou a bola por quatro vezes, tendo ainda contribuído com quatro desarmes e sofreu três faltas.
Villanueva 4.8 – estava a chefiar a defesa quando borrou a pintura aos 40 minutos, e marcou na própria baliza, lance que lhe prejudica o rating. Responsável por quatro desarmes e duas intercepções.