O Sporting goleou o Braga na visita ao Minho, num resultado que pouco valeu na perseguição ao título (garantido pelo Benfica na Luz), mas que confirmou o ascendente leonino ao longo da época, ultrapassado apenas pelo campeão.

Sporting Braga vs Sporting CP - Liga NOS 2015/16
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Os “leões” protagonizaram uma das suas melhores exibições, senão a melhor, subjugando o Braga de uma forma sem precedentes, na “Pedreira”, esta época. Números que o comprovam? O Sporting somou 16 remates, nove deles enquadrados, criando 13 ocasiões, contra um único remate enquadrado e dois passes para ocasião por parte dos “guerreiros”.

Sendo certo que a expulsão de Arghus bem cedo na partida condicionou ainda mais a equipa de Paulo Fonseca, a verdade é que em nenhum momento os bracarenses mostraram capacidade para equilibrar a contenda num jogo em que os “verde-e-brancos” estabeleceram o recorde de passes certos desta Liga: 546!

O Sporting fez o que se lhe exigia, talvez até mais, e a verdade é que chegou, por minutos, a liderar a Liga. O passar do tempo de jogo viria a retirar a esperança “verde” mas não a superioridade com que os comandados de Jesus encerraram a sua participação na Liga NOS 15/16.

Mago Ruiz e seus ajudantes

Vários foram os “leões” em destaque na última jornada. Schelotto e WIlliam foram os mais produtivos no sector recuado e intermédio. O médio-defensivo fechou a época em claro ascendente, somando neste jogo três passes para ocasião, um registo que vinha sendo raro no “14” leonino.

Mas, numa linha ofensiva toda ela numa tarde de luxo, sobressaiu Bryan Ruiz. O costa-riquenho espalhou classe e acções decisivas para o resultado do encontro, e mais podiam ter acontecido, não tivesse sido infeliz num ou noutro lance nos quais ainda assim não escondeu o seu génio e técnica apurada. Ruiz fecha a Liga com o segundo melhor rating leonino e um dos mais elevados da época. Muito perto da perfeição, faltou apenas… o título.

Nota: Os GoalPoint Ratings resultam de um algoritmo proprietário desenvolvido pela GoalPoint que pondera exclusivamente o desempenho estatístico dos jogadores ao longo da partida, sem intervenção humana. Clique para saber mais.