Stat da Semana | A “loucura” de Scott McTominay 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

-

A nossa atenção no último jogo do Manchester United – a goleada por 6-2 na recepção ao Leeds United – recaiu, em grande medida, em Bruno Fernandes, como é compreensível, sendo internacional português. Mas mesmo o bis e a assistência não deram ao médio luso o título de MVP. Esse pertenceu a um escocês. Scott McTominay realizou uma exibição a roçar a perfeição e é ele o destaque na estreia de uma nova rubrica semanal GoalPoint: a Stat da Semana.

Neste espaço iremos destacar uma estatística individual ou colectiva em determinado jogo ou competição com relevância, peso ou, simplesmente, por ser uma curiosidade que chama a atenção de quem gosta de futebol. E é nesta última vertente que encaixa o caso do internacional escocês.

Scott McTominay fez dois golos e uma assistência, registando o GoalPoint Rating máximo, um extraordinário 10.0 que, contudo, não premeia um feito extraordinário de se ter tornado no primeiro jogador na História a bisar nos primeiros três minutos de um jogo da Premier League. Os tentos foram marcados ao segundo e ao terceiro minutos, portanto apenas um a separar os dois lances. O que torna ainda mais relevante é o facto de McTominay ter marcado no espaço de um minuto mais golos do que havia conseguido em 12 meses.

Com o entusiasmo do momento escrevemos na altura, no Twitter, que Scott fez tantos golos de rajada como havia feito em 12 meses, mas a verdade é que tal aconteceu em 13: o golo anterior a este embate aconteceu na vitória do United sobre o Manchester City por 2-0, a 8 de Março de 2020, e o anterior a esse havia acontecido noutro triunfo caseiro, por 3-1 sobre o Brighton… a 10 de Novembro de 2019.

[ As principais “stats” de McTominay em 2019/20 e 2020/21 ]

GoalPoint-Scott_McTominay_2019_vs_Scott_McTominay_2020-infog
Clique para ampliar

O facto de o escocês de 24 anos, formado no United, ter estado tanto tempo sem marcar não é por si só espantoso, pois trata-se fundamentalmente de um médio-defensivo. Ainda assim não são raras as vezes que se integra com qualidade nos momentos ofensivos, desta feita, fez bom uso dessa característica.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR