Stat da Semana | Florentino rei do desarme também já lidera a interceptar

-

Surpresa para uns, normal para outros. Florentino Luís ainda procura afirmar-se, mesmo entre os adeptos do Benfica, clube que é ainda detentor do passe do jogador, emprestado por uma época ao Getafe – que tem opção de compra de €10M. Contudo, o “trinco” está a mostrar no emblema espanhol, em plena La Liga, que a qualidade está lá, com detalhes no seu futebol que, por diversas vezes, fomos realçando nas nossas páginas, em especial quando ainda jogada no estádio da Luz, destacando diversos momentos em que se destacava dos demais, do desarme, às intercepções, nas acções defensivas em geral.

Desde há algumas semanas, o alarido tem sido grande por Florentino ter assumido a liderança na média de desarmes por cada 90 minutos no campeonato espanhol. O jovem médio mostrou-se mais competente que muitas das grandes estrelas da Liga espanhola, a pontificar nos chamados “tubarões”, no que a este pormenor (ou “pormaior”) diz respeito. Ora só desarmes não chega. Florentino quis mais e é, neste momento, líder em Espanha nas intercepções, entre jogadores com mais de 450 minutos de utilização (50% do total possível).

[ Os 22 desarmes (à esquerda) e as 14 intercepções (à direita) de Florentino na La Liga ]

O último jogo de Florentino, na derrota da sua equipa em casa com o Celta por 3-0, não foi dos melhores do médio esta época na Liga, algo que acabou por baixar a sua média de desarmes. Na semana passada cifrava-se em 4,7 por 90 minutos, o máximo da La Liga, e o “trinco” continua a liderar neste detalhe, agora com 4,0 – é o segundo melhor nos desarmes completos, ou seja, que garantem posse efectiva de bola para a sua equipa, com 2,4, atrás dos 2,5 de Damián Suárez, seu colega de equipa – correspondendo a um sucesso de 65%. Porém, houve uma melhoria noutra variável.

Como se pode conferir pelo mapa de cima à direita, Florentino regista um total de 14 intercepções na Liga espanhola. Distribuídas pelos 491 minutos que já contabiliza, equivalem a 2,6 intercepções a cada 90 minutos, um pouco acima das 2,5 de Renato Tapia, jogador do “carrasco” do Getafe na última partida, o Celta.

Um “trinco” fiável

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Florentino-Luís-infog
Clique para ampliar

Florentino tem surpreendido tudo e todos em Espanha, onde a sua evolução e desempenho tem despertado a atenção da crítica. Os números desta época, na sua função de médio mais recuado do Getafe, justificam esse entusiasmo. Além destas duas variáveis em que é líder, Florentino é ainda o quinto jogador do campeonato espanhol em acções defensivas no terço intermédio, nada menos que 3,1.

Pode faltar-lhe capacidade no futebol aéreo ou chegada a terrenos mais ofensivos, mas no que a um “trinco” diz respeito, para uma equipa que necessita de um jogador que abarque largos metros de terreno e domine nas diversas acções defensivas, Florentino está a mostrar que tem muito para dar.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.