Stat da Semana | Grimaldo é rei europeu do cruzamento

-

Numa época abaixo das expectativas dos seus adeptos, em especial após o investimento feito no reforço do plantel e o regresso de Jorge Jesus, no Benfica há um jogador que não se tem deixado afectar pelo momento menos bom do colectivo. O espanhol Álex Grimaldo não é nenhum reforço sonante para 20/21, está na sexta temporada na Luz, e os seus números apontam para um excelente momento.

Um desses números é o cruzamento de bola corrida. Grimaldo centra bastante e com qualidade, e esta época lidera na percentagem de cruzamentos de bola corrida eficazes, não só na Liga NOS, como nas principais Ligas europeias (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França), com um registo muito acima da média.

GoalPoint-Cruzamentos-Eficazes-Top5-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Para tornarmos esta estatística relevante definimos 40 como o número mínimo de cruzamentos de bola corrida acumulados esta temporada nos campeonatos. E neste contexto, ninguém bate o espanhol, que regista 46% de acerto nestes lances (em 46 realizados). Para ter uma ideia, a média de cruzamentos eficazes – ou seja, que chegam efectivamente a um companheiro de equipa – no futebol, em termos globais, é de cerca de 20%, pelo que o registo da “águia” está muito acima do normal.

No Top 5, dentro do critério definido, estão ainda dois jogadores a actuar em Inglaterra, um em França e outro em Espanha. Almamy Touré, companheiro de equipa de André Silva no Eintracht de Frankfurt, faz todo o corredor direito e surge nesta fase com 42% de eficácia (em 43), seguindo-se Lucas Hernández, do Bayern, com 37% (41), Alessandro Florenzi, defesa direito do PSG, com 35% (57), e a fechar o espanhol Javi Galán, do Huesca, com 34% (79).

Nestes campeonatos ninguém faz mais cruzamentos que Trent Alexander-Arnold, lateral-direito do Liverpool, que já leva incríveis 118, com 15% de eficácia, seguindo-se os 115 de Cristiano Biraghi, da Fiorentina, com 17% certos, e Jesús Navas, do Sevilha, com 114 (32%). Em Portugal quem mais cruza é Joel Pereira, defesa-direito do do Gil Vicente, com 67 centros e 15% de sucesso.

Imune a crises

GoalPoint-Alejandro_Grimaldo_2019_vs_Alejandro_Grimaldo_2020-infog
Clique para ampliar

Grimaldo tem estado imune à crise benfiquista. Comparando a época actual com a anterior regista-se mesmo uma melhoria no desempenho global do esquerdino, algo que se nota também no GoalPoint Rating acumulado. Em 2019/20 ficou-se no 6.24, tendo sido o terceiro lateral-esquerdo da Liga NOS com melhor rating. Em 2020/21 é o jogador da posição com melhor avaliação, sendo mesmo o dono do lugar entre os 33 magníficos da primeira volta da Liga portuguesa.

Na época passada não fez qualquer golo, na presente já leva dois, um no Estádio do Dragão, e quatro assistências, apenas menos duas do que na temporada transacta. Essa melhoria nota-se na maior eficácia nas tentativas de desarme, no maior número de passes para finalização de bola corrida por 90 minutos, mas também no cruzamento, chegando aos 1,6 eficazes, mais do dobro dos registados em 19/20, altura em que, em percentagem, não passou dos 21% de acerto nos 83 que realizou. Ainda assim um valor positivo.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR