Stat da Semana | Lembras-te da última vez que Coates fez uma falta?

-

Provavelmente já não se lembra da última vez que Seba Coates fez soar o apito, sem ser pelos golos que tem marcado. É que o central do Sporting não faz qualquer falta há mais de um mês. O uruguaio, cujos desempenhos em Fevereiro lhe valeram a eleição de Jogador do Mês, não cometeu qualquer infracção nesse período, o que torna a excelência das suas exibições ainda mais relevante. Aliás, o defesa parece querer prolongar essa fase de “bom comportamento” e na primeira ronda após essa eleição, no “clássico” do Dragão com o FC Porto, também não fez qualquer falta. São já seis os jogos consecutivos em que os árbitros não apitam por qualquer acção de Coates à margem das leis, dois deles frente a Benfica (16ª jornada) e Porto (21ª).

Em Portugal, o “leão” não é o único defesa sem faltas cometidas nestas seis últimas jornadas – precisamente entre as 16ª e a 21ª. O que torna relevante é o facto de Sebastián ser totalista nesta fase. Ao todo foram 540 minutos, mais coisa menos coisa (há os descontos de tempo), em que o jogador do emblema leonino foi utilizado nestas rondas, ou seja, a totalidade. O último jogo em que Coates cometeu uma falta – e foi mesmo só uma – foi à 15ª jornada, em casa do Boavista.

Olhando apenas para defesas da Liga portuguesa, Ricardo Alves, central do Tondela, é o segundo da lista com mais minutos nestas seis rondas e sem infracções. Contudo, completou somente 202 minutos distribuídos por quatro encontros. Segue-se Joel Pereira, lateral-direito do Gil Vicente, com 190 minutos em quatro jogos, o também “leão” Luís Neto, com 135 minutos em dois desafios, com o Top 5 a fechar com João Afonso, do Santa Clara, a acumular 99 minutos em quatro compromissos.

[ As 20 faltas cometidas por Coates em em 21 jornadas, um somatório que parou… há mais de um mês ]

Goalpoint-Coates-SCP-Faltas-Cometidas-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

O Sporting é, em toda a Liga NOS, a sétima equipa que menos faltas comete, acumulando à 21ª jornada 334 infracções. O Rio Ave, com 279, é a formação mais “disciplinada”, enquanto o Portimonense é a mais faltosa, com 388. Em jeito de curiosidade, o Benfica é a sexta equipa com menos (331), o Braga a décima (339) e o Porto a 11ª (341).

Feito sem paralelo na Europa

[ O desempenho acumulado de Coates esta época na Liga NOS ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2020-Sebastián-Coates-5-infog
Clique para ampliar

Se olharmos lá para fora, o feito de Seba ganha uma relevância continental. O “leão” é mesmo o único central das principais Ligas (Premier League, Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1), mais Liga NOS, com um mínimo de 500 minutos disputados entre 30 de Janeiro e 1 de Março, que não cometeu qualquer infracção. Raphaël Varane (540 minutos), do Real Madrid, James Tarkowski (630 minutos), do Burnley, e Conor Coady (540 minutos), do Wolverhampton, são os que apresentam melhor registo logo após Coates.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.