Stat da Semana | Jordan “pass precise” Henderson fixa máximo

-

A 15ª jornada da Premier League coincidiu com o famoso Boxing Day – que cobrimos na totalidade, com estatísticas, GoalPoint Ratings e MVPs de todas as partidas – e, para abrilhantar este dia especial do calendário futebolístico inglês, o médio do Liverpool, Jordan Henderson, “decidiu” estabelecer um novo máximo da época na prova. No empate 1-1 dos campeões ante o aflito West Bromwich, o internacional dos “Three Lions” fixou em 140 o número de passes certos num só jogo da Premiership 2020/21. Como dizia o saudoso Bobby Robson, na sua passagem por Portugal, o “pass precise” é fundamental numa equipa, e Henderson parece ter esse dom.

Este número representa um acerto de 91% das 154 entregas que fez ao longo da partida, e ganha ainda mais relevo se tivermos em conta que toda a equipa do West Brom não fez mais de 112 passes certos. Destes 140, 11 foram passes ofensivos valiosos (entregas certas a menos de 25 metros da baliza contrária) e outros tantos foram passes progressivos eficazes.

[ O desempenho de Henderson esta época na Premier League ]

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Jordan-Henderson-infog
Clique para ampliar

Tendência: o pré e o pós-Pep Guardiola

Aparentemente não tem nenhuma relação com o tema anterior, mas o novo registo fez-nos olhar para os máximos alcançados nos últimas cinco temporadas da Premier League, ou seja, a partir de 2016/17, e em paralelo detectámos que, no que toca ao passe, há uma Liga inglesa antes e depois da chegada de Pep Guardiola, treinador do Manchester City (que aterrou aos “citizens” precisamente no Verão de 2016). Nessa primeira temporada, o registo máximo de passes certos num só jogo pertenceu a Granit Xhaka, do Arsenal, em casa, curiosamente com o West Brom. Mas a partir daqui, só deu jogadores do City, até Henderson quebrar, provisoriamente, essa hegemonia.

Em 2017/18, o alemão İlkay Gündoğan completou 166 passes pelo City na recepção ao Chelsea, sendo que o segundo valor mais alto, 163, pertenceu ao seu colega de equipa, FernandinhoOleksandr Zinchenko (147) e o agora benfiquista Nicolás Otamendi (141) integraram também o Top 5. Na época seguinte, İlkay Gündoğan voltou a dominar, com 164 entregas eficazes em casa do Brighton e em 2019/20 foi Rodri Hernández, com espantosos 177 passes correctos em casa ante o West Ham.

Para já os dois registos mais altos pertenceu a Henderson, os tais 140 e os 132 frente também aos West Ham. Quer será o próximo a bater estes números?

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.