A Liga dos Campeões 2021/22 já teve três jornadas e esta semana joga-se a quarta ronda, com três equipas portuguesas em provas e ainda com ambições de apuramento. Duas delas têm um jogador cada a dar cartas numa variável fundamental num jogo de futebol e que, nas últimas épocas, tem sido dominada por nomes como Lionel Messi ou Neymar. Falamos no drible e em Matheus Nunes, do Sporting, e Luís Díaz, do FC Porto.
Os dois jogadores estão no Top 5 desta variável, nas tentativas e, sobretudo, nos dribles completos, suplantando alguns dos maiores nomes do futebol mundial, em especial “La Pulga”, de quem se espera que esteja sempre um patamar acima dos demais. Mas não está, pelo menos por enquanto.
O jogador nesta edição da Champions que lidera o número absoluto de dribles eficazes é o extremo camaronês do Young Boys, Moumi Ngamaleu, que soma já 20, comandando também no número de dribles tentados, com 35. Muito perto surgem Matheus Nunes e Luis Díaz. O médio leonino é o segundo jogador na prova em dribles completos, com 13, mais um que o extremo portista, que soma os mesmos 11 que Lionel Messi (e Noa Lang, do Club Brugge). Messi surge mesmo fora do Top 5 quando o assunto é tentativas (tem 17), ficando atrás das 22 de Kylian Mbappé e das 20 de Luis Díaz e Matheus Nunes, com o português do Milan, Rafael Leão, a surgir em quinto, com 19.
[ As 20 tentativas de drible de drible de Matheus Nunes (à esquerda) e Luis Díaz, a azul as eficazes ]
Quando olhamos para as médias por 90 minutos – entre jogadores com um mínimo de 135 de utilização, ou seja, 50% do possível -, as coisas mudam um pouco de figura. Ngamaleu continua a liderar destacado nas tentativas, com 11,7, e nos completos, atingindo os 6,7. Ainda nos completos, Matheus Nunes surge ainda em boa posição, em terceiro, com 4,4, com o colombiano do Porto a aparecer em nono com 3,8, e Messi em 13º (3,7). Rafael Leão volta a aparecer bem nas médias de tentativas, em quarto, com 8,4, e aqui surge o melhor jogador do Benfica, Rafa Silva, que tenta a acção 6,9 vezes por 90 minutos, estando um lugar acima de Matheus Nunes, com 6,8.
Desempenhos positivos até ao momento
Matheus Nunes e Luis Díaz têm tido desempenhos positivos nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. O colombiano marcou mesmo o golo do Porto no triunfo caseiro ante o AC Milan, na jornada 3, registando mesmo o segundo melhor rating da partida. O internacional português, por seu turno, soma uma assistência, realizada na primeira jornada, na derrota caseira com o Ajax, com a melhor “performance” a acontecer na goleada por 4-1 conseguida no reduto do Besiktas. Números muito interessantes dois dois craques de Sporting e Porto, a darem nas vistas no principal palco mundial do futebol de clubes.