Stat da Semana | O que têm Benfica, Bayern e Juve em comum?

-

Benfica, Bayern, Juventus. O que têm estas três equipas em comum? À primeira vista pouco, além de serem nomes sonantes do Futebol europeu. E se juntarmos mais dois (PSG e Inter), o cenário é o mesmo, mas passamos a ter um Top 5. Este é o ponto de contacto entre estes três… ou cinco emblemas: são os que mais ocasiões flagrantes criam por jogo nas seis principais Ligas europeias (“top five” + Liga NOS) de 2020/21.

[ É considerada uma ocasião flagrante qualquer contexto de remate no qual o rematador tem apenas o guarda-redes (ou nem sequer este) entre a bola e o golo/baliza ]

GoalPoint-Big-Chances-Crested-Top5-Infog
Clique para ampliar

Nas 24 jornadas decorridas até ao momento, os “encarnados” criaram 73 ocasiões flagrantes, tendo concretizado com sucesso 41% (30) delas. Esse número (73) corresponde ao terceiro valor absoluto mais elevado nas Ligas europeias, atrás das 78 do Paris Saint-Germain e das 76 do Bayern, mas o campeonato português leva menos jornadas, pelo que importa ver a média de cada clube por jogo, e aqui, o Benfica é líder.

As “águias” registam 3,04 destes lances por encontro, à frente do que conseguiram Bayern (2,93), Juventus (2,68), Paris Saint-Germain (2,61) e Inter (2,52). Esta estatística benfiquista reflecte, em grande medida, a subida de forma da equipa de Jorge Jesus nestas últimas rondas. Nas últimas cinco jornadas, da 20ª à 24ª, os benfiquistas registaram mesmo 4,00 ocasiões flagrantes por jogo, sinal de que estão a conseguir criar bem mais perigo nesta fase da temporada. Sporting e Porto também surgem bem colocados, apresentando o 13º e o 15º melhores registos, com 2,04 e 2,01 destas situações, respectivamente.

No entanto, há que separar duas dimensões no que toca a flagrantes: as criadas por uma equipa e as que essa mesma formação usufrui na sequência de outras situações de jogo, como erros do adversário (excluindo grandes penalidades). Na soma das duas (criadas ou não), o Bayern lidera em situações por jogo (3,36), seguindo-se o Benfica (3,33), Juventus (3,16), Inter (3,11) e PSG (3,11)

[ Origem dos passes que criaram as 72 ocasiões do SLB na Liga (esquerda) vs. todos os locais de remate “flagrante” e seu desfecho (amarelo – golo, azul- enquadrado, vermelho – desenquadrado/bloqueado ]

O espanhol Álex Grimaldo é o grande “culpado” por este número entre o plantel “encarnado”. O lateral-esquerdo é o quinto jogador destas Ligas – com mais de 1080 minutos disputados – em ocasiões flagrantes criadas, nada menos que 0,7 por cada 90 minutos, atrás de Josip Iličić, Ángel Di María, Filip Kostić e Kevin De Bruyne. Tecatito Corona, com 0,6, é o 14º a nível europeu e o segundo jogador da Liga NOS nesta variável.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.