Stat da Semana | Taremi é “case study” europeu 👉

-

Este é um caso especial que tem despertado a curiosidade na Liga NOS. Mehdi Taremi, ponta-de-lança que esta época reforçou o FC Porto, oriundo do Rio Ave, é um jogador que, além de toda a sua qualidade como avançado, tem uma característica especial: sofre um número anormalmente alto de faltas dentro da grande área, para grande penalidade. E antes que o leitor tenha tempo para ligar o “chip da clubite” fica já o “spoiler”: o iraniano começou a construir o facto estatístico que a seguir detalhamos ainda na época passada, ao serviço Rio Ave.

Os dados estatísticos não deixam dúvidas e, ao analisá-los, percebemos que este não é um fenómeno restrito ao nosso campeonato. Esta é uma característica específica de Taremi que não encontra paralelo em mais nenhum jogador, em Portugal e nas principais Ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

Stat-da-Semana-Mehdi-Taremi-Penáltis-Infog
Clique para ampliar

A saber, no somatório das épocas 2019/20 e 2020/21, Mehdi foi travado em falta na área em 11 ocasiões, mais quatro do que o segundo nesta lista, o francês Nabil Fekir, que foi derrubado sete vezes ao serviço do Betis de Sevilha. Em terceiro lugar, curiosamente, outro jogador da Liga NOS, o brasileiro Carlos Júnior, do Santa Clara, que já sofreu falta para grande penalidade em seis situações (três em 20/21), o mesmo número de Ciro Immobile, da Lazio. Depois há uma lista de atletas com cinco, liderada por Riyad Mahrez – “top” definido por ordem crescente de minutos de utilização.

Este valor absoluto de 11 penáltis conquistados assenta sobretudo no desempenho de Mehdi em 2019/20, ao serviço do Rio Ave. Só na 4ª jornada da temporada transacta, na visita ao Sporting, o iraniano “arrancou” três grandes penalidade – todas cometidas por Sebastián Coates -, sendo decisivo para a vitória vila-condense por 3-2. Ao todo foram oito os penáltis sofridos na época passada.

Em 2020/21 foram três, liderando um amplo lote de jogadores nas principais Ligas europeias que já sofreram três infracções infracções para castigo máximo. Esta época esse valor não é, assim, extraordinário, não sendo caso único, longe disso, mas a tendência mostra que essa capacidade de Taremi não foi exclusiva da época que passou e promete manter-se.

Ao cuidado de todos os adversários, que perante estes dado terão, certamente, mais cuidado para liderar com Mehdi, jogador que esta temporada na Liga NOS é apenas o sexto em número de acções com bola nas áreas contrárias, mas que no cômputo das duas épocas é o segundo, com 213, apenas atrás das 220 de Moussa Marega.

Curioso em confirmar por si todas as faltas que fazem de Taremi este “case study”? Então aqui fica, fizemos o trabalho de casa para si:

Época 2019/20

Famalicão 1-0 Rio Ave (J2)

Rio Ave 5-1 Desp. Aves (J3)

Sporting 2-3 Rio Ave (J4)

Sporting 2-3 Rio Ave (J4)

Sporting 2-3 Rio Ave (J4)

Desp. Aves 0-4 Rio Ave (J20)

Moreirense 0-1 Rio Ave (J26)

Vitória FC 1-2 Rio Ave (J28)

Época 2020/21

Porto 3-1 Braga (J1)

Porto 2-0 Nacional (J10)

Famalicão 1-4 Porto (J13)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.