Stat da Semana | Palhinha iguala recorde no jogo do título

-

O jogo que deu o título de campeão ao Sporting, em casa, ante o Boavista, teve muito para contar em termos estatísticos, mas um dado saltou à vista, vindo de um dos mais influentes jogadores leoninos em toda a temporada, João Palhinha. Já se sabe que o conjunto de Alvalade não tem problemas em jogar um futebol directo, à procura das costas das defesas adversárias, aproveitando a mobilidade e velocidade dos seus homens da frente. Por isso não espanta que Palhinha tenha igualado um registo máximo na Liga NOS 2020/21 que já pertencia a um colega de equipa, Luís Neto, mas também a Tomás Ribeiro, da Belenenses SAD.

[ O statscard de Palhinha no jogo do título ]

GoalPoint-Sporting-Boavista-Liga-NOS-202021-2-MVP
Clique para ampliar

Na partida desta terça-feira, o “trinco” leonino acertou nada menos que 16 passes longos, número que Neto já havia alcançado na longínqua nona jornada do campeonato, no empate dos lisboetas em casa do Famalicão, a duas bolas, e o central dos “azuis” na recepção… ao Famalicão, que os visitantes venceram por 2-1. Duas equipas que usam sistemas semelhantes em diversos aspectos, a começar pelo 3-4-3 e pelo futebol mais directo. Coincidências?

[ Os 16 passes longos (a azul) que os três jogadores fizeram nos referidos jogos ]

Ante o Boavista, Palhinha tentou 19 vezes o passe longo, com sucesso nos tais 16. Este facto ganha ainda maior relevância tendo em conta que o Boavista não é, nem foi, uma equipa que ataque muito e suba as linhas frentes aos “grandes”, pelo que não espanta, assim, que muitos desses passes longos tenham sido variações de flanco (fez sete no total) – assinou também 13 progressivos eficazes. Como se pode ver o mapa correspondente, Palhinha tentou sempre servir os jogadores das alas, procurando assim abrir a defesa boavisteira.

Luís Neto, actuando como defesa-central do lado direito, e não ocupando zonas no eixo como Palhinha, acertou a esmagadora maioria dos seus 16 passes longos em entregas para o flanco oposto, na partida em Famalicão. Ao todo registou oito variações de flanco e 12 passes progressivos certos.

Tomás Ribeiro, uma das figuras principais da Belenenses SAD de Petit, somou as suas 16 entregas longas certas também frente aos famalicenses, em casa, num embate em que os “azuis” saíram derrotados. Tomás, central do lado esquerdo, tentou 18 passes longos, a maioria para a ala direita, e só errou dois, terminando esse encontro com impressionantes 17 passes progressivos eficazes e cinco variações de flanco.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.