Ponto prévio. A média de cruzamentos de bola corrida eficazes no futebol ronda os 20%. Parece um valor baixo, mas convém lembrar que este é um lance cujo sucesso é activamente repartido entre quem cruza e quem tem por missão receber o cruzamento. Posto isto, e após percebermos que Ricardo Esgaio é um dos jogadores do Sporting com mais acções para golo na Liga Bwin 2021/22 – apesar de não ser propriamente um titular indiscutível, – fomos olhar para um dos momentos em que o ala mais contribui para lances de ataque. Et voilà. Surpresa? Para quem nos acompanha será pouca, ou não fosse este um ponto forte que marcou a passagem do nazareno pelo Braga.
ESGAIO POSITIVO 🦠
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) December 13, 2021
🔸 Ricardo Esgaio acusou positivo ao Covid-19. O lateral sucede a Coates e Paulinho, no recente surto que afectou o #SportingCP
🔸 Apesar de não ser muito destacado, entre adeptos e media, o nazareno é o 5º "leão" com + acções para golo na #LigaBwin 21/22 https://t.co/wQjcrtTHmE pic.twitter.com/ZUYAN7N7PB
O jogador do Sporting, e ex-Braga, é neste momento o futebolista com melhor eficácia de cruzamento de bola corrida no campeonato, cerca de 45%. Obviamente que esta percentagem poderá ser ultrapassada por qualquer outro nome que tenha feito dois ou três cruzamentos e tenha apenas falhado um, por exemplo, por isso, filtrámos jogadores que registam pelo menos dois cruzamentos a cada 90 minutos, e o Top 5 daí resultante é este.

O “leão” assina 14 jogos na Liga esta temporada, tendo participado em todas as jornadas, embora some apenas 711 minutos de utilização (ainda assim mais de metade dos 1260 possíveis). Neste tempo de jogo fez em média 3,7 cruzamentos de bola corrida por partida, com a qualidade que se atesta. Se pensarmos que um jogador com boa percentagem de cruzamentos de bola corrida tem cerca de 20% de acerto, fica aqui bem patente a importância que o português tem na equipa do Sporting, quando o cruzamento é necessário. Em termos absolutos foram 29 cruzamentos de bola corrida que realizou, 13 deles encontraram colegas de equipa. E podemos vê-los em seguida.
[ Os 29 cruzamentos de bola corrida de Esgaio (esq.); as assistências do jogador leonino (dta.) ]
O mapa da esquerda, em cima, mostra todos os cruzamentos de Esgaio nesta Liga, poucos deles profundos, o que revela uma grande capacidade do ala em chegar à linha e medir bem estes lances. A azul podemos ver os 13 eficazes, e três deles deram em golos. É verdade, Esgaio leva já quatro assistências na Liga e, como podemos ver no mapa da direita, as “de cima” saíram de situações de cruzamento de bola corrida, e apenas uma não foi – a “de baixo”, curiosamente o passe que isolou Matheus Nunes no Estádio da Luz para o 3-0 leonino sobre o Benfica.
Muito mais do que simples alternativa a Porro

Ricardo Esgaio, como já referimos, não é o dono da vaga de ala-direito na equipa de Rúben Amorim, mas como a sua contratação apontou, não deixa de ser um jogador da confiança do técnico, tendo já sido titular diversas vezes e, quando não o é, entra sempre para resolver problemas ou necessidades momentâneas da equipa leonina, geralmente para solidificar processos defensivos, com a vantagem de que o faz com igual competência a defesa-central do lado direito ou a ala-esquerdo – como no tal jogo em que assistiu Matheus Nunes. Certamente um jogador que, no final da época, será visto como um dos mais importantes na campanha do “leão”.