Se não faz parte de um restrito grupo de nerds da bola a quem “não passa nada”, o mais provável é que já não se lembre dele. Niklas Bärkroth é um internacional sueco de 24 anos que fez dez jogos pela União de Leiria em 2011/12, e hoje em dia brilha bem alto no campeonato do seu país.
Na altura com 20 anos, Bärkroth chegou a Portugal emprestado pelo IFK Göteborg ao Leiria por seis meses, num negócio que teve o carimbo do Benfica. Nessa época ainda não se tinha assistido ao regresso das equipas B, e foi a maneira que o Benfica encontrou de avaliar o jovem. Os “encarnados” tinham direito de opção no final da época, cláusula essa que não foi exercida, e Bärkroth regressou ao seu país.
Niklas trazia no currículo uma estreia na equipa sénior do IFK aos 15 anos, numa época em que acabaria por se sagrar campeão nacional com a mesma idade, mas em Portugal o destino não lhe sorriu. A U. Leiria passava por graves problemas e chegou a alinhar num jogo com apenas oito jogadores. O sueco foi um deles, juntamente com outros jogadores ligados ao Benfica, como Jan Oblak.
Três anos depois, em 2015, Niklas Bärkroth voltou a sagrar-se campeão sueco e foi pela primeira vez chamado à selecção principal do seu país, mas foi na época que terminou no passado domingo que Niklas mais se destacou, e os números assim o confirmam.
O Norrköping perdeu o título para o Malmö, mas Niklas anotou quatro golos e sete assistências, sendo ainda o melhor a driblar e a cruzar no campeonato. Os seus números comparados com os principais flanqueadores do campeonato (de acordo com o Transfermarkt) são impressionantes.
Médias por 90 minutos em jogadores com um mínimo de 1.350 minutos disputados.
Fonte: GoalPoint.pt / Opta
Em relação ao que se pede a um ala, Bärkroth bateu a concorrência por larga margem, e aos 24 anos mostrou-se mais do que capaz de merecer a atenção de um bom clube nas principais Ligas da Europa.
Fique com um dos melhores golos do sueco esta época, precisamente contra o campeão Malmö: