Sugestão: Os cinco melhores filmes sobre futebol

The Damned United, para muitos o melhor filme de futebol até hoje
The Damned United, para muitos o melhor filme de futebol até hoje

Ao contrário do que sucede em campo o futebol não é o desporto-rei no cinema. Para isso contribui o facto de o pontapé na bola não ser um desporto da preferência da nação onde se centraliza a maior parte da produção cinematográfica de relevo, os Estados Unidos. São muitos (e muitos deles bons) os filmes dedicados ao Basebol, Futebol Americano e Basquetebol, por comparação com as escassas vezes em que o futebol assume tema central no cinema, a maioria delas por iniciativa europeia.

Mesmo assim existe uma “mão cheia” de obras que o amante do futebol não devia perder. Eis as nossas sugestões.

 

1. The Damned United (2009)

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=lfjvNgMGy94?rel=0]

Realização: Tom Hooper
Argumento: Peter Morgan
Elenco (destaques): Michael Sheen, Timothy Spall
Mais informação

Provavelmente o melhor filme sobre futebol, The Damned United retrata os piores 44 dias da carreira do mítico Brian Clough, um dos mais conceituados treinadores britânicos e frequentemente comparado (em estilo) a José Mourinho pela imprensa britânica. Após obter tremendo sucesso ao comando do Hartlepool e do Derby County, Brian Clough decide aceitar o comando do campeão em título Leeds United, treinado até então pelo seu arqui-rival Don Revie. A experiência não correu nada bem e é retratada neste filme. Brian Clough viria a obter posteriormente ainda maiores sucessos ao comando do Nothingham Forest onde venceu, entre muitos outros troféus, duas Taças dos Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões).

 

2. Bend it like Beckham (2003)

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=XsmbObwStSQ?rel=0]

Realização: Gurinder Chadha
Argumento: Gurinder Chadha (e outros)
Elenco (destaques): Parminder Nagra, Keira Knightley
Mais informação

Um filme que retrata o desejo de uma jovem indiana do Reino Unido em jogar futebol, ao estilo do seu ídolo David Beckham e os obstáculos que encontra, para começar no contexto familiar tradicional que a rodeia. Um filme com uma mensagem mais social do que futebolística mas cuja qualidade lhe valeu críticas muito positivas.