Já era sabido que Portugal dá-se mal com os ares da Suíça. Este domingo, a formação das “quinas” foi a Genebra confirmar uma tendência histórica e somou a oitava derrota em 13 visitas aos helvéticos (só vencemos por duas vezes no país dos relógios e do chocolate). E desta feita nem foi preciso esperar muito, pois o único golo da partida foi marcado pelo benfiquista Haris Seferovic logo no primeiro minuto. Portugal reagiu, dominou amplamente na segunda parte, altura em que criou ocasiões mais do que suficientes para marcar e ganhar a partida. Mas na baliza estava um autêntico muro, que impôs o primeiro desaire luso neste Grupo A2 da Liga das Nações.
Começar a perder e esbarrar num muro
O jogo não podia começar pior, com o 1-0 para a Suíça logo no primeiro minuto, nom cabeceamento de Haris Seferovic após cruzamento de Widmer. Um tento que obrigou Portugal a reagir e bem tentou pegar no jogo, com um futebol de amplas variações de flanco para obrigar os helvéticos a correr. Ainda assim o 2-0 esteve perto aos 14 minutos, quando o árbitro assinalou penálti por mão de Nuno Mendes, mas acabou por reverter a decisão por falta anterior. E pouco depois, aos 18, Rafael Leão empatou de cabeça, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de André Silva no início do lance.
Portugal continuou a tentar chegar ao golo, mas os suíços assumiram uma atitude pragmática, recuaram as suas linhas e impediram a formação das “quinas” de chegar com posse de qualidade à sua grande área, limitando os lances de perigo. O melhor em campo ao descanso era Haris Seferovic, com um GoalPoint Rating de 6.3, mercê do golo que marcou.
🇪🇺 INTERVALO | 🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Terá Fernando Santos dado férias…
… apenas a Ronaldo? #SUIPOR #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/rPNxoWB98Q
🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹#GoalPointRatings de 🇵🇹 ao intervalo:
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Danilo P. 5.6
N. Mendes 5.3
R. Neves 5.3
Otávio 5.1
B. Fernandes 5.1
J. Cancelo 5.1
Pepe 5.0
A. Silva 5.0
R. Leão 4.9
Vitinha 4.9
Rui Patrício 4.7#SUIPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/kEw7VycijR
A pressão lusa no segundo tempo intensificou-se, ao mesmo tempo – ou talvez por isso – que o jogo se partia. Os suíços aligeiraram o “garrote” defensivo, para se soltarem mais no ataque, Portugal, por seu turno, manteve a posse de bola, mas melhorou substancialmente no número de remates e ocasiões de golo. Aqui o guardião Jonas Omlin começou e evidenciar-se e a ser a figura da partida, com um punhado de defesas que ia mantendo a sua baliza inviolada.
Até final as oportunidades foram-se acumulando, numa espécie de “tiro ao boneco” Omlin, que ia defendendo tudo, para desespero da Selecção e dos muitos portugueses presentes em Genebra. Não dava mesmo, e no ar ficou a ideia de que nem que o jogo durasse mais duas horas Portugal conseguiria marcar.
🇨🇭 Suíça 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Selecção acordou tarde mas justificou, em Expected Goals, a reviravolta que não consumou 🤷♂️
📊 Ratings, stats e xG em https://t.co/QZuwKyufuG #SUIPOR #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/HicSB9LPBR
[ Portugal ocupou o meio-campo helvético ]
O MVP GoalPoint👑
Jonas Omlin foi o homem que segurou a vantagem até final, mas o melhor em campo GoalPoint Ratings foi o central Nico Elvedi, com 7.9. Perante a grande pressão lusa, em especial na segunda parte, Elvedi esteve impecável, somando incríveis 18 acções defensivas, nomeadamente três desarmes, outras tantas intercepções, oito alívios (máximo), dois bloqueios de remate (também máximo) e dois de passe/cruzamento.
🇪🇺 80' | 🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Melhor em campo de Portugal? ⭐️#SUIPOR #NationsLeague #RatersGonnaRate
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques da Suíça
Jonas Omlin 7.8 – Não foi o melhor em campo, mas foi, certamente, o mais decisivo, face ao lote de grandes defesas que foi realizando, em especial no segundo tempo. O guarda-redes suíço fez oito “paradas”, cinco delas a remates na sua grande área, sendo o responsável pelo nulo luso.
🇨🇭 Suíça 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
O algoritmo até deu MVP ao colega Elvedi mas é da exibição de Jonas Omlin 🇨🇭 que os portugueses se vão lembrar amanhã: o anti-Expected Goal ⭐️
📊 Ratings, stats e xG em https://t.co/QZuwKyufuG #SUIPOR #UNL #NationsLeague #RatersGonnaRate pic.twitter.com/X11TOlQuWH
Haris Seferovic 7.0 – Um golo, logo no primeiro minuto, num belo golpe de cabeça, decidiu o jogo. O ponta-de-lança do Benfica foi muito solicitado, com nove passes aproximativos recebidos, fez uma condução super aproximativa e ganhou três de cinco duelos aéreos ofensivos.
Manuel Akanji 6.7 – Ao lado do MVP Elvedi esteve um outro central que não vacilou. O jogador do Dortmund fez sete alívios e esteve muito bem no passe, com sete longos certos em 12 e oito aproximativos.
Destaques de Portugal
Nuno Mendes 6.8 – Do dia para a noite, a diferença entre o que fez na primeira e na segunda parte. Após uma etapa inicial pouco conseguida, o lateral do PSG elevou o seu jogo e terminou com o melhor rating de Portugal, com duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização, sete cruzamentos, nove passes aproximativos e dois super aproximativos e o máximo de acções com bola do jogo (84).
🇨🇭 Suíça 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Nuno Mendes:
🔸 fez 1ª parte medíocre
🔸 cresceu ao longo da 2ª, terminando como o jogador que + passes para finalização fez, 2 deles para as grandes ocasiões flagrantes que Portugal desperdiçou ⭐️#SUIPOR #UNL #NationsLeague #RatersGonnaRate pic.twitter.com/B41ecqa8Hx
Bernardo Silva 6.4 – O médio do City entrou para a derradeira meia-hora e deu uma outra qualidade ao jogo, com dois remates, ambos enquadrados, três passes para finalização e 20 passes certos em 21.
🇨🇭 Suíça 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Bernardo Silva 🇵🇹 saltou do banco para mostrar, em 30 minutos, quem era o "patrão" que estava a falar no jogo português ⭐️#SUIPOR #UNL #NationsLeague #RatersGonnaRate pic.twitter.com/zMlkAQoYXA
Danilo Pereira 6.2 – Mais um jogo sólido do médio/central do PSG. Uma voz de comando, de grande entrega e boa leitura de jogo, acertou 56 de 62 passes e somou sete recuperações de posse.
🇨🇭 Suíça 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
Danilo Pereira 🇵🇹 foi o melhor português durante quase todo o jogo, somando números de trabalho defensivo focado desde o início da partida⭐️#SUIPOR #UNL #NationsLeague #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cRP0svmxNy
Gonçalo Guedes 5.9 – O extremo entrou para a segunda parte e ajudou Portugal a imprimir mais intensidade ao seu jogo. Autor de três remates, dois de fora da área, somou ainda três passes para finalização, cinco cruzamentos, dois deles eficazes, recebeu 11 passes aproximativos, completou as duas tentativas de drible e fez duas conduções super aproximativas. Pena a ocasião flagrante falhada.
João Cancelo 5.9 – Muito activo a levar a equipa para a frente, nem sempre esteve bem no último passe. Somou o máximo de passes ofensivos valiosos (8), dois cruzamentos eficazes em quatro, dez passes aproximativos e três super aproximativos, mas nenhum que tenha levado verdadeiro perigo.
🇪🇺 38' | 🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
João Cancelo:
0 remates
0 passes p/ finalização
1 passe aproximativo
0 dribles
0 acções defensivas
Até ver… desaparecido.#SUIPOR #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/XgURYu8iAN
Pepe 5.8 – Esteve quase a marcar, mas falhou uma flagrante que lhe estragou a nota. Foi um dos mais rematadores do encontro, com três disparos, ganhou três de seis duelos aéreos defensivos e fez três desarmes.
Bruno Fernandes 5.7 – Jogo discreto do médio, que se limitou a um remate e um passe para finalização, por vezes demasiado encostado à esquerda e focado em passes longos para o flanco oposto.
🇪🇺 32' | 🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
A Selecção já perdeu 12x a posse no seu meio campo, 5 delas já no seu terço defensivo, com especial incidênica no corredor ocupado por Nuno Mendes / Bruno Fernandes e Rafael Leão#SUIPOR #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/msGZt1nDmQ
Diogo Jota 5.4 – Cerca de meia-hora de boas movimentações na área suíça, ao ponto de ter registado o máximo de acções com bola nesta zona do terreno (8). Foi o mais rematador do jogo, com quatro disparos, e completou duas de quatro tentativas de drible.
Rúben Neves 5.4 – Um pouco como o resto dos médios, esteve muito focado em variar o flanco de jogo, com passes longos. Por esse motivo registou o máximo de passes de risco falhados (6). Consentiu ainda quatro dribles, dois deles no primeiro terço.
André Silva 5.2 – O ponta-de-lança esteve muito desamparado na frente, tendo sofrido três desarmes, máximo do jogo. Fez apenas dois remates, um enquadrado, recebeu nove passes aproximativos, fez sete acções com bola na área contrária e foi o jogador mais carregado em falta (3).
Vitinha 5.1 – Jogo discreto do médio portista. Bem no passe (completou 32 de 35 entregas), arriscou muito pouco, com um passe apenas para finalização.
🇪🇺 49' | 🇨🇭 Suíça 1-0 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2022
1ª parte de Vitinha:
0 remates
0 passes p/ finalização
0 passes aproximativos
0 dribles
0 acções defensivas
25/26 passes
Certinho no passe mas sem tudo o que costuma oferecer ao jogo. 4.9 de rating.#SUIPOR #NationsLeague pic.twitter.com/9WAZS3Cz8A