Táctica: Porto vs. Sporting, um “clássico” decisivo

-

“LEÃO” VERTICAL

Tal como na última análise GoalPoint, referente ao derby, a verticalidade da equipa de Marco Silva deixa destapado o meio-campo para a transição adversária. E se o FC Porto não opta muito por estes momentos, preferindo controlar a posse, a velocidade dos extremos pode criar problemas à defensiva verde-e-branca. Contudo a criatividade e capacidade dos extremos leoninos criarem problemas nas faixas pode ser um grande ponto a favor, isto porque tanto Danilo como Alex Sandro encontram-se muitas vezes quase como extremos em organização ofensiva, deixando Casemiro, Maicon e Marcano com problemas se a bola conseguir entrar nas costas dos dois laterais brasileiros.

Line Up Sporting FINAL
O onze e a disposição leonina expectável, caso Jefferson seja “perdoado” até à hora do jogo (alinhará Jonathan caso tal não suceda)

É aqui que se encontra a chave do jogo. Se o Sporting CP conseguir criar situações de transição rápida pelas laterais, poderemos ver um desfecho mais feliz para a equipa de Marco Silva, mantendo o registo de não perder para os “Dragões” esta época. Tal como aconteceu, aliás, na partida entre ambas as equipas na Taça de Portugal. Se não o conseguir, então teremos um Porto com tudo para explanar o seu jogo e conseguir o resultado que quer.

Só falta então jogar o “clássico” e esperar para saber quem sairá a sorrir do duelo no Estádio do Dragão.

> CONFIRA TAMBÉM O NOSSO COMPARATIVO ESTATÍSTICO ENTRE FC PORTO E SPORTING CP

Mauro Saraiva
Mauro Saraiva
Professor de Educação Física, começou a sua actividade como treinador aos 19 anos, dedicando-se ultimamente à análise de jogo e scouting. Colabora também com a VideoObserver.