Táctica: uma “águia” à procura de domar o “leão”

-

Defender sem Garay e… sem sofrer golos

slbdef

O Benfica tem apresentado bons índices de concentração e consistência defensiva. Artur, Luisão e Jardel são os jogadores que mais têm contribuído para isso.

Defensivamente a equipa “encarnada” deverá enfrentar o Sporting com base num 4x4x1x1. Jara, caso seja o escolhido, deve descer no terreno para fortalecer o meio-campo e fazer a ligação entre o sector intermédio e ofensivo. O avançado argentino tem características que podem servir o Benfica nesta fase de jogo. É um jogador que sabe aproveitar bem os espaços e sair rápido nas transições, apesar de muitas vezes não definir bem as jogadas.

Lima e Jara vão procurar pressionar forte o Sporting na sua primeira fase de construção para não deixarem os “leões” saírem com a bola controlada. Um movimento que será acompanhado pela restante equipa. Quando o Sporting conseguir passar essa primeira zona de pressão, a equipa certamente que baixará colectivamente para formar um bloco médio, com Samaris e Enzo a pressionarem no seu meio-campo defensivo.

A chave do jogo reside a meio

O Benfica tem sido superior ao Sporting nos últimos anos a jogar na condição de visitado, mas às 19 horas de domingo a história terá pouca importância. Os jogadores de ambas as equipas vão entrar em campo determinados em conquistar os três pontos. A equipa orientada por Jorge Jesus tem a seu favor a imprevisibilidade ofensiva que lhe é característica. Com Enzo em campo, o Benfica terá outra dinâmica no sector intermédio.

Samaris fará provavelmente o primeiro jogo com a camisola do Benfica, o que num jogo deste nível pode ser visto como um factor negativo. A falta de entrosamento com os companheiros, nomeadamente Enzo, pode fazer-se sentir, com o Sporting a explorar esta situação no seu meio-campo ofensivo.

A luta a meio-campo pode ser fundamental para o desfecho do primeiro derby desta época. Um duelo táctico com Samaris e Enzo a comandarem as manobras ofensivas do Benfica.

 

Confira também a nossa análise do desempenho comparado de Benfica e Sporting clicando aqui, bem como a antevisão táctica do Sporting CP para este derby.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreirahttps://goalpoint.pt
Co-fundador da GoalPoint Partners, em 2014. Desempenhou entre 2011 e 2013 os cargos de Secretário-Geral da SAD do Sporting Clube de Portugal, Director da Equipa B e da Academia Sporting.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR