A noite deste sábado, da segunda jornada da Liga NOS, foi surpreendente quanto a prestações individuais. Longe estávamos de prever que, num só dia, dois jogadores conseguiam alcançar a rara nota 10.0 nos GoalPoint Ratings, tendo como consequência o fim prematuro do nosso Passatempo “Acerta o primeiro 10.0” de 2019/20, que oferecia uma Playstation 4 Pro a quem adivinhasse o primeiro jogador e a partida dessa nota máxima. Este domingo será anunciado o vencedor do prémio, que acertou no nome de Rafa Silva, o primeiro a entrar em campo.

Ainda na sexta feira eram apenas três os jogadores que, desde que há GoalPoint Rating, haviam alcançado o mítico 10.0 – Okacha Hamzaoui, Jonas e Pizzi -, mas terminámos sábado com cinco, após Rafa Silva e Zé Luís assinarem exibições de luxo.

Rafa, o “abre-latas”

GoalPoint-Belenenses-Benfica-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

O Benfica sentiu dificuldades para levar de vencida o Belenenses no Jamor, mas Rafa Silva esteve sempre em crescendo no jogo e acabou por, quase sozinho, resolver a questão, com números de grande nível. Um golo, uma assistência, seis remates, outros tantos dribles completos (em oito tentativas), três deles no último terço, quatro passes para finalização e cinco faltas sofridas. Estas são algumas das muitas variáveis que elevaram Rafa a níveis pouco vistos na Liga portuguesa. E o Benfica agradece.

Zé Luís, a “fortaleza voadora”

GoalPoint-Porto-Vitória-FC-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

De fora da área, com um potente e colocado remate, ou nas alturas, com dois golos de cabeça. O Porto precisava de uma injecção de moral e recebeu-a do cabo-verdiano Zé Luís, que fez três golos, dois nos primeiros 20 minutos, sendo uma constante ameaça pela velocidade, movimentação e poder físico.

O ponta-de-lança enquadrou quatro dos seis remates que fez, ganhou os quatro duelos aéreos ofensivos em que participou, fez dois passes para finalização e completou duas de três tentativas de drible. Era difícil pedir mais, ainda tendo em conta que o jogador foi contratado esta temporada ao Spartak de Moscovo e estará, certamente, em período de adaptação ao novo clube.