Telles iguala registo histórico de Maxi ↪🎯

Ocruzamento não é propriamente uma “ciência exacta”. Para além da qualidade do jogador que o executa, há sempre vários factores que influenciam o seu sucesso, e que estão fora do controlo do atleta no momento da execução do gesto técnico. Seja pela boa colocação dos defesas contrários, ou a inaptidão dos avançados em enquadrarem-se com o lance e descobrirem espaços vazios, os centros são uma arte complicada. Mas há jogadores que a dominam bem. Um deles é Alex Telles. Através dos cruzamentos, o lateral-esquerdo brasileiro tem feito assistências e passes para finalização, com uma precisão e qualidade assinaláveis. E frente ao Moreirense, Telles igualou um recorde.

GoalPoint-Top-Cruzamentos-Liga-NOS-infog
Clique para ampliar

Desde 2014/15, época em que começámos a ter registos detalhados, que apenas um jogador centrou com tanto acerto quanto Alex Telles, em lances de bola corrida. Não falamos de eficácia, que mede a relação entre cruzamentos tentados e o êxito dos mesmos. Falamos do total de centros certos. Frente ao Moreirense, Telles acertou seis dos seus 11 centros e ao intervalo já levava quatro certeiros, um deles para o 1-0 de Vincent Aboubakar. A atestar a importância deste número o facto de mesmo recuando até 2014/15, só vermos um número semelhante, e na época passada.

Nessa ocasião foi o também portista Maxi Pereira a acertar seis cruzamentos, em casa, frente ao D. Chaves, a 19 de Dezembro de 2016, mas com a particularidade de o ter conseguido com uma percentagem de eficácia superior, 67%, pois tentou “apenas” nove cruzamentos – contra os 11 de Telles (55%). Olhando para os cinco primeiros deste ranking muito particular, destaque ainda para Baiano, do Sp. Braga, que acertou cinco em seis tentativas, precisamente em 2014/15, frente ao V. Setúbal.