Thiago Santana com arranque de época arrasador 🌪

-

Dos quatro golos dos açorianos nestas quatro rondas da Liga NOS, todos têm um nome e apelido: Thiago Santana. Aos 27 anos, o avançado iniciou a temporada em alta rotação e tem sido uma das agradáveis surpresas da prova, confirmando as boas indicações de 2019/20. Não obstante o desaire nesta última jornada da Capital do Móvel, o Santa Clara tem aproveitado a veia goleadora do jogador e ocupa um confortável quarto posto, com os mesmos pontos de FC Porto, Sporting – este com um jogo em atraso – e V. Guimarães

Após uma passagem fugaz ao serviço do Vitória de Setúbal – apenas um golo em 24 jogos -, Santana está a cumprir a quarta época consecutiva nos Açores. Foi um elemento determinante na subida de divisão da equipa (2017/18), com 17 tiros certeiros em 39 encontros em todas as provas, sentiu, depois, dificuldades em encontrar espaço entre os titulares no regresso à elite da Liga, mas mesmo assim assinou três tentos em 11 encontros. Os números subiram na pretérita temporada (37 jogos e sete golos) e, nesta fase inicial, está a demonstrar que tem a mira calibrada, prometendo ser um “outsider” na corrida para liderar a lista de melhores marcadores da competição. A maior vítima de Thiago Santana na I Liga é o Sporting de Braga. Os arsenalistas já sofreram quatro golos do brasileiro, o último dos quais na ocorreu na segunda jornada.

Clique para ampliar

Esmiuçando os números, o brasileiro tem contabilizados nestes 311 minutos de utilização – foi titular em todas as quatro partidas – 14 remates, que correspondem a  uma média 4,1 tiros ao alvo contrário a cada 90 minutos e fazem dele o jogador da prova – com pelo menos 180 minutos de utilização – com mais remates a cada 90 minutos. Mas não é apenas nestas tentativas que o camisola 14 se tem destacado, e há a realçar ainda mais dois aspectos: 55% dos remates foram enquadrados na grande área adversária e converteu com êxito 60% das ocasiões flagrantes que lhe surgiram pelo caminho. 

Com um 1,84 cm e 80 quilos, Thiago Santana é um avançado possante, que utiliza bem o corpo no “confronto” com os defensores das equipas rivais, mas ao mesmo tempo tem mobilidade e oferece muitas soluções à equipa. Não sendo um primor do ponto de vista técnica, não inventa, sabe segurar bem a bola, jogando simples, faz como poucos no campeonato o papel de “pivot”, podendo, também, ser a única referência na frente de ataque ou actuar com extremo-esquerdo.

GoalPoint-Santa-Clara-Maritimo-Liga-NOS-202021-MVP
Clique para ampliar

Na jornada inaugural dinamitou a defesa do Marítimo e carimbou um bis pleno de oportunismo, facto que fez com que igualasse Zé Manuel, ambos com 12 golos, com um dos melhores marcadores de sempre do clube no escalão máximo do futebol nacional. O vínculo do atleta com o Santa Clara está em vigor até 30 de Junho de 2022.

[ O primeiro golo de Thiago Santana na Liga NOS 2020/21, ante o Marítimo ]

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR